Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Souza, Celina Maria de | - |
dc.creator | Souza, Celina Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2011-09-28T17:09:29Z | - |
dc.date.available | 2011-09-28T17:09:29Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.issn | 1983-8239 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2952 | - |
dc.description | p. 25-53 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo identifica os líderes, os defensores e os opositores da
reforma do setor público. Utiliza-se o conceito “agente-principal” e
compara-se a realidade da reforma com uma situação “ideal”, onde (a) os
cidadãos são os “principais” dos formuladores de políticas públicas, que
são seus “agentes”, e (b) os formuladores de políticas são os “principais”
dos servidores públicos, que são seus “agentes”. Reformas em países em
desenvolvimento tornam-se mais complexas pela existência de atores externos
– instituições financeiras internacionais e multilaterais. Na prática,
agências internacionais e multilaterais, assim como servidores públicos,
agem, muitas vezes, como “principais” na determinação das reformas. A
análise identifica os interesses envolvidos na reforma do setor público,
indicando como o equilíbrio entre diferentes atores é influenciado por fatores
institucionais e setoriais. Reformas organizacionais, principalmente
nos serviços sociais, apresentam maiores dificuldades de implementação
do que as reformas econômicas de primeira geração. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | reforma do setor público | pt_BR |
dc.subject | provisão de serviços públicos | pt_BR |
dc.subject | agente-principal | pt_BR |
dc.title | A política da reforma na provisão de serviços públicos- Richard Batley | pt_BR |
dc.title.alternative | Caderno CRH | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 16, n. 39 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (EA)
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