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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Nadirlene Pereira-
dc.contributor.authorCordeiro, Kátia Cordélia Cunha-
dc.creatorCordeiro, Kátia Cordélia Cunha-
dc.date.accessioned2019-05-17T15:08:10Z-
dc.date.issued2019-05-17-
dc.date.submitted2018-05-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29547-
dc.description.abstractIntrodução: A violência doméstica contra adolescentes é um problema de saúde pública, que gera sérias implicações para a vida destes indivíduos. No sentido de intervir nessa problemática, urge o preparo profissional para o reconhecimento do agravo, condição essencial para o cuidado. Objetivo: Identificar conhecimentos de educadoras acerca da violência doméstica contra adolescentes. Metodologia: Estudo qualitativo, no qual foram realizadas entrevistas com 20 educadoras de uma escola pública de ensino fundamental localizada em Salvador, Bahia, Brasil. Os dados foram sistematizados com base no Discurso do Sujeito Coletivo e interpretados a partir da Perspectiva Crítico-Libertadora de Paulo Freire. Resultados: O discurso evidencia que as educadoras compreendem a violência doméstica enquanto um fenômeno que se expressa nas formas física, psicológica e por negligência, identificando-as na sua práxis a partir de sinais, como a presença de marcas corporais, mudanças comportamentais e comprometimento do rendimento. Revela ainda a alta demanda de trabalho e o despreparo profissional como fatores dificultadores no processo de identificação do agravo, que repercute para a saúde física e mental dos adolescentes com reflexos no desempenho escolar. Conclusão: O estudo revela que as educadoras compreendem a complexidade do experienciar a violência doméstica e conhecem sinais que permitem a identificação de escolares que vivenciam o agravo. Diante das repercussões dos maus-tratos domésticos para a saúde e a vida dos adolescentes, urge uma gestão que considere a práxis dos educadores no processo de reconhecimento do agravo e superação do vivido.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolência domésticapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectProfessores Escolarespt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental e Médiopt_BR
dc.subjectDomestic violencept_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subjectSchool Teacherspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPrimary and Secondarypt_BR
dc.titleVivência de violência doméstica por adolescentes: conhecimentos de educadoras.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.refereesCarvalho, Margaret Olinda de Souza-
dc.contributor.refereesCamargo, Climene Laura de-
dc.contributor.refereesGesteira, Solange Maria dos Santos-
dc.publisher.departamentEscola de Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (Escola de Enfermagem)

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