https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29602
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Fatores associados à violência interpessoal entre crianças de escolas públicas de Fortaleza, Ceará, Brasil. |
Autor(es): | Nobre, Caroline Soares Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza Noronha, Ceci Vilar Frota, Mirna Albuquerque |
Autor(es): | Nobre, Caroline Soares Vieira, Luiza Jane Eyre de Souza Noronha, Ceci Vilar Frota, Mirna Albuquerque |
Abstract: | A escola presencia o crescimento das manifestações de violências interpessoais entre crianças e, nesta ótica, o artigo analisa a prevalência destas no relacionamento entre escolares e os seus fatores associados. Estudo transversal, com 874 alunos de escolas públicas municipais, de 10 e 11 anos idade, realizado no ano de 2013. Um questionário instrumentou a coleta de dados que foram submetidos à análise bivariada com cálculo de significância estatística entre as associações. Os resultados apontam que a criança agressora (83,2%) associa-se ao sexo masculino (RP = 1,08), bem como apanhar em casa (RP = 1,13) e ter uma família que incentiva o revide (RP = 1,17). A criança vítima (89,5%), a família que incentiva o revide (RP = 1,05) e, a participante de conflitos (93,6%), a família incentivar o revide (RP = 1,05) e a idade. A criança de 10 anos tem até 3,0% mais de chance de participar em situações de conflitos. A “família que incentiva o revide” associa-se as situações de agressão, de vítima e de participação em conflitos, o que enseja uma ressignificação dessas práticas familiares. |
Palavras-chave: | Violência Relações familiares Saúde escolar |
País: | Brasil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29602 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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