Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales | - |
dc.contributor.author | Silva, Caillan Farias | - |
dc.creator | Silva, Caillan Farias | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T17:22:39Z | - |
dc.date.available | 2019-06-29T03:00:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-29 | - |
dc.identifier.issn | dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29721 | - |
dc.description.abstract | O Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) desponta com uma proposta de experiência inovadora na formação em saúde, estruturada a partir da promoção da saúde e da perspectiva de uma reforma cultural e epistemológica do modelo de atenção à saúde. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender as concepções de saúde e doença dos discentes recém-ingressos e formandos do BIS da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e analítico, do qual participaram 70 discentes recém- ingressos de um universo de 90 e 18 dos 28 formandos, no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2017. Os dados produzidos foram inseridos no software Microsoft Excel e analisados conforme a análise temática proposta por Bardin (2009). O primeiro artigo analisou as concepções de saúde desses discentes a partir das seguintes categorias: bem-estar, equilíbrio/harmonia, qualidade de vida, ausência de doença, estilo de vida, normalidade e outros. O segundo artigo objetivou compreender as concepções de doença a partir das seguintes categorias: alteração do bem-estar, estado patológico, alterações na qualidade de vida, desequilíbrio e/ou desarmonia, incapacidade funcional e anormalidade. Nos dois artigos, observou-se uma maior diversidade de percepção da saúde e da doença no grupo dos discentes recém- ingressos do que no dos formandos. Portanto, há uma uniformização da compreensão da saúde e da doença entre os últimos. Também se evidenciou, nos dois artigos, que nenhum formando possuía concepções reducionistas e negativas de saúde e doença, enquanto que alguns discentes recém-ingressos as possuíam. Dessa forma, fica evidente a contribuição da formação interdisciplinar para superar algumas concepções reducionistas e negativas da saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Doença | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | UFBA - Bacharelado Interdisciplinar em Saúde | pt_BR |
dc.title | Concepções de saúde e doença de discentes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFRB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas | - |
dc.contributor.referees | Santos, Fran Demétrio Silva | - |
dc.contributor.referees | Soares, Micheli Dantas | - |
dc.contributor.referees | Véras, Renata Meira | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Interdisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU)
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