Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2980
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estereótipos, mentiras e videotape: estudos experimentais sobre a acurácia na identificação da mentira
Título(s) alternativo(s): Psicologia em Estudo
Autor(es): Pereira, Marcos Emanoel
Brasileiro, Roberta
Silva, Joice Ferreira da
Silva, Paula Bacellar e
Brachi, Daniela
Albuquerque, Flora
Autor(es): Pereira, Marcos Emanoel
Brasileiro, Roberta
Silva, Joice Ferreira da
Silva, Paula Bacellar e
Brachi, Daniela
Albuquerque, Flora
Abstract: O objetivo deste estudo foi investigar a acurácia da avaliação da mentira e, em seguida, a forma pela qual a vinculação a determinadas categorias sociais interfere e modifica a percepção e o julgamento social. Assumiram-se aqui três hipóteses de trabalho. A primeira delas refere-se ao tipo de pista que favorece a identificação da mentira. A segunda refere-se ao grau de acurácia na identificação dos erros entre as categorias sociais. A terceira se refere aos efeitos exercidos pelos estereótipos. O teste empírico da primeira hipótese não apontou diferenças na identificação da mentira quando utilizadas somente pistas visuais ou auditivas e visuais. No teste da segunda hipótese constatou-se a pouca significância apresentada pela categoria social representada na cena. O teste da terceira revelou que as crenças estereotipadas não foram suficientemente fortes para distorcer os julgamentos e influenciar os tipos de erros esperados.
Palavras-chave: estereótipos
mentira
acurácia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2980
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v11n1a24.pdf80,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.