Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Anastácio, Sílvia Maria Guerra | - |
dc.contributor.author | Cruz, Giêdra Ferreira da | - |
dc.creator | Cruz, Giêdra Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T21:09:30Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T21:09:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-07 | - |
dc.date.submitted | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29814 | - |
dc.description.abstract | O propósito deste estudo consiste em investigar a contribuição das estratégias
metacognitivas para o desenvolvimento da autonomia dos alunos no processo de aprendizagem
de uma língua estrangeira. Para tal, buscou-se constatar até que ponto essas estratégias podem
contribuir para a formação de aprendizes autônomos. A pesquisa foi realizada, no período de
março a julho de 2004, com vinte alunos do Curso de Letras, com habilitação em inglês, da
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia como sujeitos informantes do estudo. Dos vinte
alunos, somente dez foram submetidos a um período de intervenção. O estudo está
contextualizado na área da lingüística aplicada, mais especificamente no que se refere à linha do
ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras. A pesquisa tem uma natureza interpretativista,
com base etnográfica. A escolha da abordagem proposta proporcionou a inclusão de entrevistas,
questionários, gravações de áudios, diários reflexivos e anotações de campo, como instrumentos
na coleta dos dados. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos
alunos, foram realizadas discussões semanais, com as quais se verificou que os sujeitos do grupo
da intervenção, ao fazerem uso das estratégias metacognitivas, refletindo sobre suas práticas
diárias enquanto aprend izes de língua estrangeira, tiveram mudanças significativas nos seus
comportamentos e nas suas ações. Tais mudanças ocorreram a partir de uma conscientização de
que é preciso se responsabilizar pelo próprio processo de aprendizagem. Esses dados foram
comparados aos do grupo não submetido à intervenção e, constatou-se que tais sujeitos não
apresentaram mudanças em comparação à postura inicial. Assim, após a análise, concluiu- se que
é possível ajudar no desenvolvimento da autonomia dos aprendizes e que para tal, as estratégias
metacognitivas estudadas desempenham papel relevante no processo de desenvolvimento da
autonomia do aluno na aprendizagem de língua estrangeira. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this research is to investigate the contribution of the metacognitive strategies to
the development of students’ autonomy as they learn English as a foreign language. It was
investigated to what extent metacognitive strategies may contribute to the autonomy
development, when students have the opportunity to reflect upon their practices as English
learners. The work was carried out, from March to July, 2004, with twenty students informants of
Letters, English as a Foreign Language, at State University of Southwestern Bahia, Ten of these
students were submitted to a training period. Since this research is in the field of Applied
Linguistics, based on the teaching and the learning of foreign languages, the use of interviews,
questionnaires, recording, reflexive diaries, and conversation along with the informants together
with the researcher’s notes were the means employed to investigate the role of metacognitive
strategies in helping students’ autonomy development. In order to implement such autonomy, it
was scheduled weekly meetings, which were intended to promote the opportunity for the learners
to reflect on their daily practices as English students. It was observed that there were considerable
changes in the students’ attitudes towards language learning, and that such changes were started
with the awareness of becoming responsible for their own learning. According to the data
collected, those students who were not submitted to the training did not prove to be responsible
for their learning. After the analysis of the data results, it was concluded that it is possible to help
developing learners’ autonomy, and that the metacognitive strategies are relevant to the
achievement of the students’ autonomy, when they are learning a foreign language. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lingüística Aplicada – Língua Inglesa – Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua Inglesa – Ensino e aprendizagem – Autonomia do aprendiz | pt_BR |
dc.subject | Estratégias metacognitivas – Aprendizagem – Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Metacognitive strategies | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | pt_BR |
dc.subject | Learner autonomy | pt_BR |
dc.subject | English as a foreignlanguage | pt_BR |
dc.title | A contribuição das estratégias metacognitivas para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL)
|