Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Eduardo José Farias Borges dos-
dc.contributor.authorCarvalho, Fernando Martins-
dc.contributor.authorAraújo, Tânia Maria de-
dc.contributor.authorPorto, Lauro Antônio-
dc.contributor.authorSilvany Neto, Annibal Muniz-
dc.creatorReis, Eduardo José Farias Borges dos-
dc.creatorCarvalho, Fernando Martins-
dc.creatorAraújo, Tânia Maria de-
dc.creatorPorto, Lauro Antônio-
dc.creatorSilvany Neto, Annibal Muniz-
dc.date.accessioned2011-09-29T13:59:36Z-
dc.date.available2011-09-29T13:59:36Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.issn0102-311X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2982-
dc.descriptionp.1480-1490pt_BR
dc.description.abstractUm estudo de corte transversal, com todos os professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, investigou a associação entre conteúdo do trabalho (demanda psicológica e controle sobre o trabalho) e a ocorrência de distúrbios psíquicos menores (DPM) entre professores. O Modelo Demanda-Controle, de Karasek, foi utilizado para avaliar o conteúdo do trabalho. Para mensuração dos distúrbios psíquicos menores utilizou-se o Self-Report Questionnaire- 20. A prevalência de DPM foi de 55,9% entre os 808 professores estudados. A prevalência bruta de DPM mostrou associação positiva e significante com demanda psicológica e associação negativa e significante com controle sobre o trabalho. As prevalências de DPM foram mais elevadas em professores com trabalho em alta exigência, caracterizado por alta demanda e baixo controle (RP = 1,74; IC95%: 1,44-2,10) e naqueles em trabalho ativo, com alta demanda e alto controle (RP = 1,35; IC95%: 1,13-1,61) quando comparadas à dos professores em trabalho de baixa exigência (baixa demanda e alto controle), depois de ajuste para confundidores num modelo de regressão logística múltipla. Conclui-se que a saúde mental dos professores está fortemente associada ao conteúdo de seu trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstornos Mentaispt_BR
dc.subjectEstresse Psicológicopt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectCondições de Trabalhopt_BR
dc.subjectPsicologia do Trabalhopt_BR
dc.subjectMental Health;Working Conditionspt_BR
dc.subjectPsychological Stresspt_BR
dc.subjectMental Disorderspt_BR
dc.subjectOccupational Psychologypt_BR
dc.titleTrabalho e distúrbios psíquicos em professores da rede municipal de Vitória da Conquista, Bahia, Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCadernos de Saúde Públicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.number21(5)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
21.pdf84,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.