https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29830
Tipo: | Dissertação |
Título: | Variação lingüística: criança na mão, escola na contramão. Um estudo sobre a consciência dos fatores sociolingüísticos anterior à escola |
Autor(es): | Santos Sobrinho, José Amarante |
Autor(es): | Santos Sobrinho, José Amarante |
Abstract: | Esta dissertação propõe analisar as concepções das crianças sobre a variação
lingüística, especialmente a variação diatópica e a diastrática, anterior à intervenção da
escola. A partir de uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados em sessões
realizadas com crianças de seis a oito anos em uma escola pública e em uma escola
privada, ambas de Salvador, com metodologia inspirada na metodologia experimental
piagetiana. O autor analisa as contribuições dos estudos lingüísticos para o ensino e
aponta a necessidade de entendermos os mecanismos da percepção infantil como
elemento importante na definição de propostas de ensino de língua materna. Os
resultados apontam graus de consciência pelas crianças em relação à variação
diatópica e diastrática e atestam ter as crianças conhecimentos espontâneos mais
próximos do conhecimento científico, ao contrário da escola que – embora responsável
por aproximar as concepções dos alunos em direção a um conhecimento mais
sistematizado e científico – desconstrói a naturalidade com que a criança entende a
variação e inaugura o sentimento do preconceito lingüístico que se estende pelo resto
da escolaridade e permanece na sociedade. The purpose of this consideration is to analyze children’s conception of geographical and social linguistic variation before scholastic intervention. Considered from a quality standpoint, the data were collected during sessions with children from six to eight years old, in a private school and in a public school in Salvador, using the Piagetian experimental methodology. The author analyzed the contribution of linguistic studies in teaching and pointed out the need for better understanding of the mechanism of infantile perception as an important element in the definition of the native language (mother tongue) teaching. The results indicate a degree of child perception in relation to the geographical and the social variation and show spontaneous knowledge closer to scientific understanding, contrary to school teaching - although responsible for putting the students scientific conception in contact with systematic scientific knowledge - undo the naturalness with which the child understands this variation and introduces a feeling of linguistic bias which continues through his school years and and social life. |
Palavras-chave: | Língua materna – ensino e aprendizagem Construtivismo Conceitos científicos – conceitos espontâneos Lingüística histórica Constructivism - conceptual change - conceptual profile Scientific concepts - spontaneous concepts Linguistic bias Mother tongue - teaching and learning |
CNPq: | Lingüística, Letras e Artes |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29830 |
Data do documento: | 12-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Variacao_linguistica_crianca_na_mao_escola_na_contramao_vol_1_santos_sobrinho_2005.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Variacao_linguistica_crianca_na_mao_escola_na_contramao_vol_2_santos_sobrinho_2005.pdf | 869,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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