Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Chada, Sonia Maria Moraes | - |
dc.contributor.author | Mesquita, Bernardo Thiago Paiva | - |
dc.creator | Mesquita, Bernardo Thiago Paiva | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T15:54:59Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T15:54:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-19 | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.other | CDD. 780.89 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29897 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou o processo de formação da guitarrada de Mestre Vieira em Belém
do Pará, com o objetivo precípuo de estabelecer as conexões musicais entre a guitarrada e a
música afro-latino-caribenha presentes na paisagem musical belenense das décadas de 60 e
70. Inicialmente, através da pesquisa de campo realizada em Belém no primeiro semestre
de 2009, coletamos relatos orais e textos de jornais da década de 50. Seguindo a hipótese
do historiador Vicente Salles, investigamos o fenômeno do contrabando existente em
Belém na década de 50. Em seguida, para considerar as trocas e negociações culturais
intensificadas no processo de modernização da Amazônia a partir da década de 60,
cunhamos o termo regatão. Tal expressão surge para evidenciar o fato de que embora os
produtos culturais híbridos sejam fruto de uma simbiose entre tradição e modernidade, suas
determinações sociais são visíveis no quadro histórico-cultural de Belém. Além disso,
através da crítica da (i) razão rizomática, esboçamos e defendemos uma renovação da
abordagem dialética nos estudos em música. Finalmente, relacionando às estruturas
musicais da guitarrada à música afro-latino-caribenha, levamos à cabo uma análise rítmico-
comparativa das estruturas da guitarrada e do cadence-lypso. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study investigates the process of building the guitar Master Vieira in Belem, with the
primary purpose of establishing the connections between music and guitar music afro-
Latin-Caribbean present in the musical landscape Belenense during the 1960s and 70s.
Initially, through field research conducted in Belém in the first half of 2009, we collected
oral stories and texts from newspapers from the 50's. Following the hypothesis of the
historian Vicente Salles, we investigate the phenomenon of smuggling that existed in
Belém in the 1950s. Then, we consider the cultural exchanges and negotiations intensified
in the process of modernization of the Amazon from the 60`s that coined the term regatão.
This expression appears to highlight the fact that although hybrid cultural products are the
result of a symbiosis between tradition and modernity, their social determinations are
visible in the historical-cultural framework of Belem. Moreover, we investigate the critique
of rhizomatic unreason that outlines and defends a renewal of the dialectical approach in
the studies of music. Finally, we relate the musical structures to the guitar music afro-Latin
Caribbean and we carry out a comparative analysis of rhythmic structures of the guitar and
cadence-lypso. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Guitarra | pt_BR |
dc.subject | Música afro-latino-caribenha | pt_BR |
dc.subject | Mestre Vieira | pt_BR |
dc.title | A Guitarra de Mestre Vieira: a presença da música afro-latino-caribenha em Belém do Pará | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Lühning, Angela | - |
dc.contributor.referees | Silva, Carlos Benedito Rodrigues da | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGMUS-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Arte/Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
|