Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Benevides, Tânia Moura | - |
dc.contributor.author | Lago, Orlando Souza do | - |
dc.creator | Lago, Orlando Souza do | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T21:19:02Z | - |
dc.date.available | 2019-08-23T21:19:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-23 | - |
dc.date.submitted | 2018-11-13 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30450 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho foi analisar o alinhamento do conceito de Educação Empreendedora
no curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia sob a ótica dos docentes e
discente. Isso foi feito mediante um estudo de caso único em uma instituição estadual de ensino
superior. Como base conceitual utilizou-se o modelo dinamarquês de progressão no ensino de
empreendedorismo de Rasmussen e Nybye (2013), desenvolvido a partir de quatro dimensões
complementares e interdependentes. Para a coleta de dados secundários foram realizadas
pesquisas bibliográficas e documental e para o levantamento de dados primários realizou-se
entrevista semiestruturada com 07(sete) professores do curso de administração e grupo focal com
10 (dez) alunos que estavam entre o sétimo e oitavo período do curso. Os dados obtidos, a partir
da pesquisa de campo, foram triangulados com os conteúdos encontrados na pesquisa
bibliográfica e documental. O estudo apresentou como principais resultados, os seguintes dados:
ausência de suporte institucional na concepção, promoção e integração do ensino do
empreendedorismo, que se resume a uma disciplina obrigatória na matriz curricular, ações
empreendedoras pontuais de alguns docentes, ausência de uma postura proativa dos docentes na
articulação dos conteúdos trabalhados em sala, percepção de um núcleo de gestão fortalecido,
quando relacionado à coordenação do colegiado do curso, baixa integração entre os docentes
para o desenvolvimento de atividades e trabalhos que abordem e desenvolvam o potencial
empreendedor dos alunos, baixa percepção da existência ou não de um ecossistema
empreendedor na universidade. As avaliações das impressões dos professores e alunos
apresentaram um baixo nível de desempenho na perspectiva das dimensões apresentadas pelo
modelo teórico. Conclui-se que o caso analisado exemplifica um quadro mais amplo de formação
superior que apresenta baixo nível de alinhamento com os conceitos de educação empreendedora
nas suas práticas pedagógicas. Espera-se que esta pesquisa estimule novas investigações acerca
do ensino em empreendedorismo em outras universidades e cursos, aprofundando os estudos
sobre algumas questões importantes, como o acompanhamento longitudinal dos egressos do
curso de Administração, para analisar a visão destes sobre a formação empreendedora ofertada
pelo curso de Administração, bem como para avaliar sua situação atual no mercado de trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this work was to analyze the alignment of the concept of Entrepreneurial
Education in the Administration course of the State University of Bahia from the perspective of
teachers and students. This was done through a single case study at a state higher education
institution. The Danish model of progression in entrepreneurship teaching by Rasmussen and
Nybye (2013), developed from four complementary and interdependent dimensions, was used as
conceptual basis. For the collection of secondary data, bibliographical and documentary research
was carried out and for the primary data collection a semi-structured interview was conducted
with 07 (seven) teachers of the administration course and focus group with 10 (ten) students who
were between the seventh and eighth of course. The data obtained, from the field research, were
triangulated with the contents found in the bibliographical and documentary research. The main
results of the study were: lack of institutional support in the conception, promotion and
integration of entrepreneurship education, which is a compulsory discipline in the curricular
matrix, punctual entrepreneurship of some teachers, absence of a proactive teachers in the
articulation of the content worked in the classroom, perception of a strengthened management
nucleus, when related to the collegiate coordination of the course, low integration among the
teachers for the development of activities and works that address and develop the entrepreneurial
potential of the students, low perception of the existence or not of an entrepreneurial ecosystem
in the University. The evaluations of the teachers 'and students' impressions presented a low level
of performance from the perspective of the dimensions presented by the theoretical model.
It is concluded that the case analyzed exemplifies a broader framework of higher education that
presents a low level of alignment with the concepts of entrepreneurial education in its
pedagogical practices. It is hoped that this research will stimulate new research on
entrepreneurship teaching in other universities and courses, deepening questions raised, for
example, the longitudinal follow-up of graduates of the Administration course, to analyze their
views on the entrepreneurial training offered by the course. As well as to assess their current
situation in the labor market. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Educação empreendedora | pt_BR |
dc.subject | Mentalidade empreendedora | pt_BR |
dc.title | Educação empreendedora: uma análise do alinhamento do conceito no Curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Almeida, Denise Ribeiro de | - |
dc.contributor.referees | Caggy, Ricardo Costa da Silva Souza | - |
dc.contributor.referees | Pimenta, Lídia Boaventura | - |
dc.publisher.departament | Escola de Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | NPGA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
|