Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Jesus, Rosane Meire Vieira de | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Javandilma Gomes | - |
dc.creator | Ferreira, Javandilma Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T13:16:04Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30T13:16:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2019-02-01 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30478 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho discute, numa abordagem qualitativa, a partir de análise documental e de relatos colhidos através de entrevistas semi-estruturadas, a articulação entre experiência com Arte e
formação para o trabalho. Tem como lócus da pesquisa o Instituto Federal do Sertão
Pernambucano - Campus Petrolina Zona Rural, lugar onde atuo no Ensino Médio Integrado. Analisa, com o aporte das Hermenêuticas Filosóficas, como experiência com Arte participa da
formação de estudantes da educação profissional. A partir dessa pesquisa, apresenta como proposição interventiva, a criação de um Núcleo de Arte e Cultura (NAC), apresentando suas diretrizes e sugestão de plano de ação, para fomento de diálogos interculturais, entendendo, sob
a pespectiva gadameriana, a relevância das experiências com arte nos processos formativos, e a necessária amplificação dos diálogos entre os diversos discursos presentes no corpo curricular e na dinâmica institucional. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT This paper discusses, in a qualitative approach, from documentary analysis and reports collected
through semi-structured interviews, the articulation between experience with Art and training for work. It has as a locus of research the Federal Institute of Sertão Pernambucano - Campus
Petrolina Zona Rural, place where I work in Integrated High School. Analyzes, with the contribution of Philosophical Hermeneutics, as an experience with Art participates in the training of students of professional education. From this research, it presents as an intervention
proposition, the creation of a Nucleus of Art and Culture (NAC), presenting its guidelines and suggestion of a plan of action, to foment intercultural dialogues, understanding, under the Gadamerian perspective, the relevance of the experiences with art in the and the necessary amplification of the dialogues between the various discourses present in the curricular body and in the institutional dynamics. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Experiência com arte | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica. | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional. | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação intercultural | pt_BR |
dc.subject | Experience with art | pt_BR |
dc.subject | Professional education | pt_BR |
dc.subject | Hermeneutics | pt_BR |
dc.title | A arte na mise en scène da educação profissional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Íris Verena Santos de | - |
dc.contributor.referees | Sanches Neto, Antrifo Ribeiro | - |
dc.contributor.referees | Jesus, Rosane Meire Vieira de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação,Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas. | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)
|