Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Benevides, Tânia Moura | - |
dc.contributor.author | Pinto, Everton Augusto Goulart | - |
dc.creator | Pinto, Everton Augusto Goulart | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T18:11:51Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30T18:11:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30492 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado tem como objetivo avaliar as contribuições do aplicativo Agenda Tellme na mediação da comunicação entre escola e família, no Colégio Adventista da Bahia. O referencial teórico apresenta uma discussão sobre as tecnologias de informação e comunicação, numa perspectiva histórica, bem como suas repercussões na sociedade atual. Além disso, discute a comunicação entre escola e família e a possibilidade desta comunicação ser mediada pela tecnologia. Ao considerar as novas possibilidades do uso das TICs no ambiente escolar e as pesquisas relativas ao tema, este estudo adota como pressuposto que a mediação tecnológica com o uso de aplicativos melhora a comunicação entre a escola e a família. Sendo assim, esta pesquisa parte da seguinte questão de investigação: qual a contribuição do uso do aplicativo Agenda Tellme na mediação tecnológica da comunicação entre escola e família no Colégio Adventista da Bahia? Neste sentido, foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio do círculo hermenêutico dialético, uma técnica de entrevista que permite a interação dos entrevistados entre si (sujeitos da pesquisa) e destes com os pesquisadores, tendo a dialogicidade como fio condutor para estabelecer uma interação entre os sujeitos no processo de construção e reconstrução da realidade. Participaram do referido círculo, seis representantes de cada um dos seguintes grupos: corpo técnico, professores e responsáveis. A análise foi realizada segundo a técnica de análise hermenêutica dialética. Também foram levantados dados do aplicativo, como, quantidade de pais logados no sistema e fluxo de mensagens entre escola e responsáveis. O grupo de participantes reconheceu a importância da comunicação entre a família e a escola como elemento fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. Foi percebida a incorporação da tecnologia com elemento capaz de estabelecer um novo sistema comunicativo entre escola e responsáveis. Além disso, o grupo reconheceu que a comunicação mediada pela Agenda Tellme é melhor que as formas tradicionais de comunicação, por ser mais rápida, fácil e não exigir o deslocamento. Em suma, o uso da Agenda Tellme como mediadora da comunicação entre a família e a escola foi considerado como adequado e necessário de ser ampliado em outras instituições educacionais, como um caminho possível para fortalecimento da relação entre escola e família. Ao final, sugere-se a realização dos seguintes estudos futuros: uma pesquisa de adoção de tecnologia para traçar o perfil e as motivações daqueles que adotam ou rejeitam as tecnologias de informação e comunicação usados na comunicação entre escola e família; outra que tenha o escopo de verificar a correlação entre o uso do aplicativo pelos responsáveis e o rendimento acadêmico dos estudantes. Além desses, sugere-se avaliar as implicações desta tecnologia na gestão escolar, especialmente no que tange a captação/manutenção de alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This master's thesis aims to evaluate the contributions of Tellme Agenda application in the mediation of communication between school and family at the Adventist College of Bahia. The theoretical framework presents a discussion about information and communication technologies, in a historical perspective as well as their repercussions in the current society. In addition, it discusses communication between school and family and the possibility of this communication being mediated by technology. By considering the new possibilities of using ICTs in the school environment and research related to the theme, this study assumes that technological mediation with the use of applications improves communication between school and family. Thus, this research starts from the following research question: What is the contribution of using the Tellme Agenda application in the technological mediation of communication between school and family in the Adventist College of Bahia? In this sense, a descriptive research of qualitative approach was performed. The data were collected through the dialectic hermeneutic circle, an interview technique that allows the interaction of the interviewees among themselves (research subjects) and of these with the researchers, having dialogicity as the guiding thread to establish an interaction between the subjects in the process. construction and reconstruction of reality. Six representatives from each of the following groups, technical staff, teachers and guardians participated in the circle. The analysis was performed according to the dialectic hermeneutic analysis technique.We also collected data from the application, such as number of parents logged in the system and message flow between school and guardians. The group of participants recognized the importance of communication between family and school as a fundamental element for student development. The incorporation of technology with an element capable of establishing a new communicative system between school and parents was noticed. In addition, the group recognized that Tellme Agenda-mediated communication is better than traditional forms of communication because it is faster, easier, and does not require displacement. In short, the use of the Tellme Agenda as a mediator of communication between family and school was analyzed as appropriate and necessary to be expanded in other educational institutions, as a possible way to strengthen the relationship between school and family. In the end, the following future studies are suggested: a technology adoption survey to profile and motivate those who adopt or reject information and communication technologies used in communication between school and family; Another that has the scope to verify the correlation between the use of the application by the responsible and the academic performance of the students. In addition to these, it is suggested to evaluate the implications of this technology in school management, especially regarding the enrollment / maintenance of students. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Mediação Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Mediação tecnológica: uma análise das contribuições do uso do aplicativo Agenda Tellme na comunicação entre o Colégio Adventista da Bahia e as famílias | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Almeida, Denise Ribeiro de | - |
dc.contributor.referees | Caggy, Ricardo Costa | - |
dc.contributor.referees | Pimenta, Lídia Boaventura | - |
dc.publisher.departament | Escola de Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | NPGA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
|