Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Vera Lúcia Peixoto | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Lucas Gouveia de Carvalho | - |
dc.creator | Teixeira, Lucas Gouveia de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-05T20:13:54Z | - |
dc.date.available | 2019-09-05T20:13:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-05 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-27 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30555 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é mensurar a cultura de segurança do paciente do Hospital
Geral Clériston Andrade, conforme a percepção dos trabalhadores. Foi realizado
um estudo de caso com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória.
A primeira parte consistiu na revisão de literatura em bancos de dados nacionais e
internacionais. A segunda, compreende a realização de uma pesquisa exploratória
survey, voltada para a aplicação do questionário sobre a Cultura de Segurança do
Paciente (Hospital Survey on Patient Safety Culture, HSOPSC) da Agency for Healthcare
Research and Quality (AHRQ). O Hospital locus da pesquisa é situado na cidade
de Feira de Santana/Bahia e é referência para Macrorregião Centro Leste do Estado.
Foi aplicado questionário como instrumento de coleta de dados com os funcionários
vinculados à unidade, independente do vínculo empregatício ou modo de contato com
o paciente(direto ou não). Foram encaminhados 1528 questionários e 763 respondentes
devolveram os questionários preenchidos. A taxa de retorno final da pesquisa foi
de 49,93%. Na análise dos dados, utilizou-se a planilha Hospital Survey on Patient
Safety Culture - Data Entry and Analysis Tool - versão fevereiro de 2018, customizada
pela AHRQ para produzir os resultados do questionário. Esse é o software indicado
para envio padronizado dos dados da pesquisa para a base mundial da agência e
processamento estatístico dos mesmos. Os resultados obtidos revelaram que das 12
dimensões avaliadas, apenas a que avaliou a supervisão imediata quanto à promoção
de segurança do paciente é considerada área forte no hospital, pontuando 79% de
respostas positivas. As outras 11 dimensões são áreas frágeis ou neutras (equivalendo
a 91,67% do total de dimensões). O pior desempenho nos achados, ocorreu na dimensão
de “resposta não punitiva ao erro” com apenas 22% de respostas positivas.
Com relação ao grau de segurança do paciente, especificamente em sua área de
trabalho, 43% apontam que a nota geral é regular. No que concerne ao preenchimento
de relatórios de eventos adversos, 78% dos respondentes não preencheram nenhum,
nos últimos 12 meses. Isto posto, conclui-se que: a) a cultura de segurança do paciente
no Hospital possui todos os resultados, com valores inferiores aos encontrados nas 12
dimensões de segurança publicados nos relatórios da AHRQ em 2018; b) que a cultura
de preenchimento de relatórios de eventos adversos é imatura; c) que os servidores
possuem uma perspectiva sobre segurança do paciente similar, independente do nível
de interação com o paciente. Assim, objetivando a melhoria da segurança do paciente
e a redução dos eventos adversos, recomenda-se: o fortalecimento de uma cultura não
punitiva na organização; incentivo ao preenchimento das fichas de não conformidade e
a instituição de fluxos eficientes de comunicação de eventos adversos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this paper is to measure the patient safety culture of Clériston
Andrade General Hospital, according to the workers’ perception. A case study with a
qualitative and quantitative exploratory approach was conducted. The first part consisted
of literature review in national and international databases. The second comprises an
exploratory survey, aimed at applying the Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC)
questionnaire from the Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ). The
Hospital locus of research is located in the city of Feira de Santana / Bahia and is a
reference for Macroregião Centro Leste do Estado. A questionnaire was applied as a
data collection instrument with employees linked to the unit, regardless of employment
or contact with the patient (direct or not). 1528 questionnaires were sent and 763
respondents returned the completed questionnaires. The final return rate of the survey
was 49.93%. For data analysis, the Hospital Survey on Patient Safety Culture - Data
Entry and Analysis Tool - February 2018 version, customized by AHRQ, was used to
produce the questionnaire results. This is the software for standardized submission of
survey data to the agency’s worldwide database and statistical processing. The results
showed that of the 12 dimensions evaluated, only the one that evaluated immediate
supervision regarding the promotion of patient safety is considered a strong area in
the hospital, scoring 79% of positive responses. The other 11 dimensions are fragile
or neutral areas (equivalent to 91.67% of total dimensions). The worst performance in
the findings occurred in the dimension of “non-punitive error response” with only 22%
of positive responses. Regarding the degree of patient safety, specifically in their work
area, 43% point out that the overall grade is fair. With regard to filing adverse event
reports, 78% of respondents have not filled out any in the last 12 months. Thus, it can be
concluded that: a) the patient safety culture in the hospital has all the results, with values
lower than those found in the 12 safety dimensions published in the AHRQ reports in
2018; b) that the adverse event reporting culture is immature; c) that servers have a
similar patient safety perspective, regardless of the level of patient interaction. Thus,
aiming at improving patient safety and reducing adverse events, it is recommended: the
strengthening of a non-punitive culture in the organization; encouraging the completion
of non-compliance sheets and the establishment of efficient adverse event reporting
flows. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura de segurança do paciente | pt_BR |
dc.subject | Hospital | pt_BR |
dc.subject | HSOPSC | pt_BR |
dc.title | Fatores associados à cultura de segurança do paciente no Hospital Geral Clériston Andrade na cidade de Feira de Santana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Reis, Almerinda Luedy | - |
dc.contributor.referees | Ladeira, Rodrigo | - |
dc.publisher.departament | Escola de Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | NPGA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
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