Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Lordelo, Eulina da Rocha | - |
dc.contributor.author | Bichara, Ilka Dias | - |
dc.creator | Lordelo, Eulina da Rocha | - |
dc.creator | Bichara, Ilka Dias | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-04T12:35:10Z | - |
dc.date.available | 2011-10-04T12:35:10Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.issn | 1678-5177 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3061 | - |
dc.description | p. 337-354 | pt_BR |
dc.description.abstract | O entendimento sobre a natureza da infância pode ser crítico para várias áreas de investigação e aplicação. As últimas décadas assistiram ao trabalho de desconstrução do conceito de infância, baseando-se nas investigações de historiadores, antropólogos e psicólogos, que mostraram a intensa variabilidade social e cultural no modo como as sociedades e as épocas pensam sobre a infância e decidem como tratá-la. Ao mesmo tempo, ganha força o consenso social sobre a importância da educação desde os primeiros anos de vida, e sobre a escola como lugar privilegiado para a criança, afastada do mundo dos adultos, particularmente do mundo do trabalho. Essas idéias são orientadas de um lado por motivos pragmáticos – a necessidade de preparação da criança para inserção futura no mundo do trabalho, em condições competitivas – e de outro por motivos teóricos – a adoção de uma perspectiva sociocultural e contextualista extremada, que vê o ser humano em desenvolvimento como material plástico, sujeito tão somente aos condicionantes ambientais imediatos e históricos. Este artigo busca esclarecer as limitações de tais posições e propor, em seu lugar, uma agenda de pesquisa sobre a infância enquanto fenômeno biopsicossocial. Para tal, examina as idéias da psicologia evolucionista sobre a imaturidade da espécie humana, e os estudos mais recentes orientados por essa perspectiva, cobrindo tópicos como cognição e metacognição, aprendizagem, autoestima e brincadeira, entre outros. Finalmente, o artigo discute os problemas da organização da educação infantil no Brasil, seus currículos explícito e implícito e a congruência dessa organização com uma concepção biopsicossocial de infância. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Funções da imaturidade | pt_BR |
dc.title | Revisitando as funções da imaturidade: uma reflexão sobre a relevância do conceito na Educação Infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Psicologia USP | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.number | v.20, n.3 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS)
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