Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Loiola, Elisabeth | - |
dc.contributor.author | Xavier, Izabel Cristina Silva | - |
dc.creator | Xavier, Izabel Cristina Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T19:53:51Z | - |
dc.date.available | 2019-09-18T19:53:51Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-18 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-19 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30669 | - |
dc.description.abstract | Este é um estudo sobre engajamento e desempenho acadêmicos que se situa em um contexto de elevados índices de evasão de alunos e de preocupação de instituições públicas e privadas da área de educação com tal situação. Seu objetivo geral foi avaliar como se relacionam engajamento e desempenho acadêmicos de estudantes universitários, cooperando com o avanço no conhecimento sobre as temáticas na área educacional e de gestão universitária. Este objetivo geral desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: caracterizar as pesquisas empíricas sobre a relação entre engajamento acadêmico e desempenho acadêmico de estudantes publicadas de 2008 a 2018; caracterizar a influência de atributos sociodemográficos sobre o engajamento de estudantes de graduação de uma IES de grande porte do Nordeste do Brasil e; explorar como o engajamento acadêmico influencia o desempenho dos estudantes de cursos de Graduação em uma IES de grande porte do Nordeste do Brasil. Os relatos dos resultados das pesquisas realizadas encontram-se distribuídos em três artigos. No artigo 1, de revisão sistemática de literatura, das 1.978 referências de publicações no Brasil e no mundo sobre o engajamento e desempenho acadêmicos, inicialmente recuperadas em 4 bases de dados e Portal de periódicos CAPES, 45 compuseram sua amostra. Os resultados desta revisão sistemática de literatura evidenciam a subdivisão do campo entre abordagens centradas em fatores individuais, a pioneira, em fatores contextuais e uma terceira abordagem, em desenvolvimento, que combina fatores individuais e contextuais. Também mostram que a temática em revisão, apesar de muito pesquisada internacionalmente, sobretudo nos Estados Unidos, ainda é muito pouco explorada no Brasil. Resultados de pesquisa de campo de levantamento amostral não probabilístico em uma IES pública de grande porte no Brasil e localizada na região Nordeste são relatados em mais dois artigos que compõem esta dissertação. Para medir o engajamento, aplicou-se a Escala de Ultrecht de Engajamento Acadêmico (UWES-S). O desempenho foi medido pelo coeficiente de rendimento autorrelatado e os atributos sociodemográficos foram: idade, sexo, exercício de trabalho, curso, área do curso, modalidade do curso, turno em que foi matriculado, ano e semestre de ingresso no curso. O instrumento foi disponibilizado aos estudantes pela plataforma Limesurvey e o contato foi feito por e-mail. Do total de questionários enviados a alunos regularmente matriculados e ativos no segundo semestre do ano de 2017 da referida IES, 4.424 foram considerados válidos. Nos artigos 2 e 3, de relato de resultados de pesquisa empírica, foram usadas análises estatísticas descritivas e inferenciais, de correlação e de regressão linear simples. Estudantes trabalhadores se mostraram mais engajados, assim como os mais velhos e aqueles provenientes de cursos da área de Artes. Os estudantes no início do curso também se mostraram mais engajados, assim como estudantes homens. A análise do efeito do engajamento sobre o desempenho revelou que o engajamento, enquanto única variável no modelo regressivo, foi responsável por 5% na variação do desempenho dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This is a study of academic engagement and performance that is situated in a context of high rates of student dropout and concern of public and private education institutions with such a situation. Its general objective was to evaluate the relationship between academic engagement and academic performance of university students, cooperating with the advancement of knowledge on educational and university management issues. This general objective was divided into the following specific objectives: to characterize empirical research on the relationship between academic engagement and academic performance of students published from 2008 to 2018; to characterize the influence of sociodemographic attributes on the engagement of undergraduate students from a large IES in the Northeast of Brazil; to explore the extent to which academic engagement influences the performance of undergraduate students in a large IES in Northeast Brazil. The reports of the results of the researches are distributed in three articles. In article 1, of a systematic literature review, of the 1,978 references of publications in Brazil and in the world on academic engagement and performance, initially retrieved in 4 databases and CAPES Journal Portal, 45 composed their sample. The results of this systematic review of the literature evidence the subdivision of the field between approaches focusing on individual factors, the pioneer, on contextual factors and a third, developing, approach that combines individual and contextual factors. They also show that the subject under review, although much researched internationally, especially in the United States, is still very little explored in Brazil. Non-probabilistic sample survey field results in a large public IES in Brazil and located in the Northeast region are reported in two other articles that make up this dissertation. To measure engagement, we applied the Ultrecht Scale of Academic Engagement (UWES-S). The performance was measured by the self-reported performance coefficient and the sociodemographic attributes were: age, sex, work, course, course area, course modality, shift in enrollment, year and semester of enrollment in the course. The instrument was made available to students through the Limesurvey platform and the contact was made by e-mail. Of the total number of questionnaires sent to regularly enrolled and active students in the second half of 2017 of the said HEI, 4,424 were considered valid. In articles 2 and 3, reports of empirical research results were used descriptive and inferential statistical analyzes, correlation and simple linear regression. Working students were more engaged, as were the older ones and those coming from courses in the Arts area. The students at the beginning of the course were also more engaged as well as male students. The analysis of the effect of engagement on performance revealed that engagement, as the only variable in the regressive model, accounted for 5% of student performance variation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engajamento acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Dimensões do engajamento | pt_BR |
dc.subject | Instituições de Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Atributos sociodemográficos | pt_BR |
dc.subject | UWES-S | pt_BR |
dc.title | A relação entre engajamento e desempenho acadêmicos de estudantes universitários | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Soares Jr., Jair Sampaio | - |
dc.contributor.referees | Soares Jr, Jair Sampaio | - |
dc.contributor.referees | Moscon, Daniela | - |
dc.contributor.referees | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt | - |
dc.publisher.departament | Escola de Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | NPGA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
|