Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Joel-
dc.contributor.authorSantos, Eduardo-
dc.creatorSantos, Eduardo-
dc.date.accessioned2019-10-11T13:28:24Z-
dc.date.available2019-10-11T13:28:24Z-
dc.date.issued2019-10-11-
dc.date.submitted2018-03-26-
dc.identifier.other780.92-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30746-
dc.description.abstractO presente trabalho discorre sobre como clarinetistas têm aprendido e desenvolvido a improvisação no choro. Foi investigada, através de entrevistas e utilizando a metodologia de pesquisa “história de vida”, a forma pela qual quatro clarinetistas aprenderam e desenvolveram a improvisação dentro de suas práticas musicais no choro. Estes são clarinetistas brasileiros da atualidade com vasta experiência, reconhecimento e atuações, tanto no Brasil como no exterior. A análise dos dados obtidos, por meio das respostas recebidas e transcritas, tornou possível o levantamento de pontos comuns no que tange às principais características de seus aprendizados musicais, bem como dos materiais desenvolvidos e utilizados por eles no estudo da improvisação no choro durante diferentes etapas de suas vidas. Como resultado do estudo, constatou-se que todos cresceram dentro de um ambiente musical ativo e que a prática musical em grupo, a audição, a memorização, a transcrição e tocar e improvisar com gravações foram atividades amplamente utilizados por eles. Além disso, esses clarinetistas indicaram, para o aprendiz de improvisação, o estudo da harmonia, do contraponto e de instrumentos de percussão. Também alertaram para a necessidade de se ter um bom domínio técnico do instrumento com o intuito de transferir toda a sua criatividade musical para ele durante o ato da improvisação. Por fim, enfatizaram que os aprendizes na arte do improviso no choro devem ser frequentadores assíduos das rodas e encontros de chorões, tanto assistindo como também tocando. Concluímos que as habilidades em improvisar no choro adquiridas por eles foram, na verdade, fruto de diversos fatores sociais e educacionais, e não apenas de um treinamento específico com esse propósito.pt_BR
dc.description.abstractThe present work discusses how clarinetists have learned and developed improvisation in choro. Through interviews and using the "life history" research methodology, it was investigated how four clarinetists learned and developed improvisation within their musical practices in choro. These are present time Brazilian clarinetists with vast experience, recognition and performances, both in Brazil and abroad. By means of analyzing the data obtained through the responses received and transcribed, it was possible to determine the common points regarding their musical learning main characteristics, as well as the materials developed and used by them in the study of improvisation in choro during different stages of their lives. As a result of the study, it was found that all grew up within an active musical environment and that group musical practice, listening, memorizing, transcribing, and playing and improvising with recordings were activities widely used by them. Moreover, these clarinetists recommended the study of harmony, counterpoint and percussion instruments for the improvisation apprentice. They also pointed out the need to have a good technical mastery of the instrument in order to transfer all of their musical creativity to it during the act of improvisation. Finally, they emphasized that apprentices in the art of improvisation in choro should be frequent attendants of the “rodas de choro” and encounters of “chorões”, both watching and also playing. We conclude that the improvisation skills in choro as acquired by them actually were the result of various social and educational factors, and not only of specific training for this purpose.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectChoropt_BR
dc.subjectClarinetapt_BR
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectClarinetistas Brasileirospt_BR
dc.subjectClarinetpt_BR
dc.subjectImprovisationpt_BR
dc.subjectBrazilian clarinet playerspt_BR
dc.titleAprendizado e desenvolvimento da improvisação da clarineta no choro: estudo realizado com quatro clarinetistas brasileiros da atualidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coRobatto, Pedro-
dc.contributor.refereesCantão, Jacob-
dc.contributor.refereesFreitas, Marcos Flávio-
dc.contributor.refereesNascimento, Joatan-
dc.publisher.departamentEscola de Música da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes/Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE - VERSÃO FINAL 06-05-2019.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.