Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rosa, Flávia | - |
dc.contributor.author | Santos, Davilene | - |
dc.creator | Santos, Davilene | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-22T17:12:36Z | - |
dc.date.available | 2019-10-22T17:12:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-22 | - |
dc.date.submitted | 2019-10-17 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30798 | - |
dc.description.abstract | Um Repositório Institucional é uma ferramenta que permite o armazenamento, preservação e memória de uma universidade, elevando a visibilidade da produção acadêmica e científica. Disponibilizar o conhecimento produzido nas Instituições Federais de Ensino Superior é um dos pilares que sustenta a existência dos repositórios. Já a democratização do acesso à informação é parte integrante do Movimento de Acesso Aberto, do qual originaram-se os repositórios. Nesse sentido, este estudo propõe-se a verificar como vem ocorrendo a disponibilização de conteúdo resultante da produção científica dos cursos de pós-graduação da Área I, no período de 2010 a 2018 no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia. Dessa forma, objetivou-se analisar a disponibilização de conteúdo resultante da produção científica nos programas de pós-graduação da Área I entre 2010 e 2018 no Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, através da observação sistemática das subcomunidades dos programas de pós-graduação no Repositório; assim como a identificação dos tipos de documentos inseridos, e investigar, junto aos coordenadores de curso, os critérios utilizados pelos programas para inserção da produção acadêmica e científica nesse ambiente virtual. Para o alcance dos objetivos propostos, adotamos com instrumento de coleta de dados, a observação sistemática da subcomunidades no Repositório e das homapage dos programas, além da aplicação de questionário aos coordenadores dos cursos de pós-graduação da Área I, através da ferramenta SurveyMonkey. A pesquisa possui natureza qualitativa-quantitativa, que visa descrever os fenômenos de modo categorizados e numericamente. O estudo revela a necessidade de intervenção das instâncias superiores da instituição, junto à comunidade acadêmica e científica, para alavancar o uso e a disponibilização de conteúdo no Repositório Institucional, não como mais uma base de dados local e superficial, como alguns coordenadores colocaram, mas como um espaço de preservação, memória e visibilidade da instituição. Consideramos, de todo modo, que o estudo foi satisfatório, ao possibilitar a identificação de possíveis entraves e dificuldades da Área I da universidade, para a disponibilização de conteúdo em acesso aberto. Constatamos que, na sua maioria, os programas tendem a incentivar a inserção de conteúdo, mas ainda de forma irrelevante, sem definições de procedimentos ou mesmo incentivos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Repositório Institucional | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa de Pós-Graduação | pt_BR |
dc.title | O repositório institucional da Universidade Federal da Bahia: verificação da adesão dos programas de Pós-Graduação da Área I | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Véras, Renata | - |
dc.contributor.referees | Lubisco, Nídia Maria Lienert | - |
dc.contributor.referees | Rodrigues, Kátia de Oliveira | - |
dc.publisher.departament | INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU)
|