Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendonça, Célida Salume-
dc.contributor.authorFerreira, Tássio-
dc.creatorFerreira, Tássio-
dc.date.accessioned2019-12-03T13:28:20Z-
dc.date.available2019-12-03T13:28:20Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.date.submitted2019-09-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30994-
dc.description.abstractA pesquisa reflete sobre os modos de como o pensamento tradicional do Candomblé Congo-Angola e filosofia dos Bantu, a partir de sua estrutura social/política/filosófica/estética/sagrada, podem inspirar poeticamente processos de ensino-aprendizagem das Artes da Cena, no âmbito acadêmico, considerando a circularidade como base conceitual. Desta investigação emergem cinco fundamentos de ensino (de modo integral, circular, corporal, ancestral e místico) os quais subsidiam os processos de ensinagens do terreiro e organizam as diretrizes metodológicas aqui investigadas. O entendimento da pesquisa-encruzilhada, conceito imbricado no referencial epistemológico alinhavado pela abordagem da encruzilhada como operador conceitual, cunhado pela professora Leda Maria Martins (1995), em diálogo com a Pedagogia das Encruzilhadas do professor Luiz Rufino (2018), organizou os modos de pesquisa, envolvendo completamente o pesquisador na investigação, além de ter permitido operações conceituais de grande complexidade. Como ponto de partida, discutirei sobre o processo de ensino-aprendizagem vivenciado por mim e pelos membros do Terreiro Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi (sediado no município de Simões Filho-Ba), através dos depoimentos das pessoas iniciadas. As vivências que decorrem da circularidade do terreiro me levaram a criação do Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária, na Universidade Federal do Sul da Bahia, intitulado Coletivo AFRO(en)CENA. Neste projeto foi possível experimentar conceitualmente a Pedagogia da Circularidade Afrocênica como proposta de formação artística da cena, colidindo ações em níveis de: a) Formação Geral [no âmbito artístico, cultural, histórico e filosófico]; b) Científico [cinco edições da Azuela: poéticas negras em roda]; c) Artístico [experimento cênico: Travessias – ciclos transatlânticos]. Na encruzilhada da pesquisa organizada em ciclos, convoco para o diálogo e adensamento do debate os seguintes autores(as): Barbosa (2016), Cunha Júnior (2002), Lima (2002, 2010, 2011), Machado (2002, 2010, 2017), Martins (1995, 1997), Munanga (2006), Oliveira (2007, 2011), Petit (2015), Rosa (2013), Rufino (2018), Sodré (2017), dentre outros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes da Cenapt_BR
dc.subjectEnsinagens Afrodiaspóricaspt_BR
dc.subjectCandomblé Congo-Angolapt_BR
dc.subjectCultura Bantupt_BR
dc.subjectPoéticas Negraspt_BR
dc.titlePedagogia da Circularidade Afrocênica: diretrizes metodológicas inspiradas nas ensinagens da tradição do Candomblé Congo-Angolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMartins, Leda Maria-
dc.contributor.refereesDumas, Alexandra Gouvêa-
dc.contributor.refereesFrança, Denise Carrascosa-
dc.contributor.refereesTugny, Rosângela Pereira-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGAC/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqPedagogias do Teatropt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEncenaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTradiçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE-PedagogiadaCircularidadeAfrocênica (Tássio Ferreira).pdf11,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.