Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNatansohn, Leonor Graciela-
dc.contributor.authorBarros, Samuel Anderson Rocha-
dc.creatorBarros, Samuel Anderson Rocha-
dc.date.accessioned2019-12-04T17:41:43Z-
dc.date.available2019-12-04T17:41:43Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31010-
dc.description.abstractA Web 2.0 ampliou consideravelmente as possibilidades de interação no fazer e no consumo de jornalismo, especialmente, com os sites de redes sociais (SRS‟s). No campo do jornalismo, estes sites começam a ser incorporados pelas organizações em suas rotinas. Com isso, esta monografia tem como objetivo fazer um mapeamento do uso de SRS‟s por 15 revistas comerciais brasileiras: Veja, Istoé, Época, Bravo, Cult, Trip, VIP, TPM, Boa Forma, Capricho, Atrevida, Galileu, Nova Escola, Placar e Quatro Rodas. O trabalho consiste numa cartografia provisória, dada a relativa novidade do fenômeno e a rarefeita literatura sobre a interface revistas e sites de redes sociais. Os SRS‟s analisados foram Orkut, Facebook, Twitter, YouTube, Flickr e MySpace. Após mapeamento dos SRS‟s usados pelas revistas, esta monografia trata das possibilidades de uso destes como fonte e lugar de produção de conteúdos; do uso destes sites como plataforma para distribuir conteúdos e como lugar de consumo; e o uso como estratégia para fidelização de leitores, mas ao mesmo tempo como abertura à participação. Por fim, chega-se a conclusão que as revistas são feitas para atender às demandas de públicos que, em geral, compartilham gostos e interesses e, com isso, são especialmente ricas em relações comunitárias, que antecedem mesmo o surgimento da internet. Contudo, a Web e, mais recentemente, os SRS‟s tornaram as comunidades de leitores mais dinâmicas e visíveis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismo onlinept_BR
dc.subjectJornalismo de revistapt_BR
dc.subjectWeb 2.0pt_BR
dc.subjectSites de redes sociaispt_BR
dc.titleInteração mediada por sites de redes sociais e jornalismo de revista: um mapeamento preliminar de usos e apropriaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqcomunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Samuel_A_R_Barros.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.