https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31095
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A Avaliação Institucional como instrumento de gestão e consolidação do Projeto Pedagógico Institucional na Educação Superior |
Autor(es): | Pires, Clarice Araújo, Daniela Adami Goes de |
Autor(es): | Pires, Clarice Araújo, Daniela Adami Goes de |
Abstract: | O presente artigo relata evidências a partir dos processos de avaliações externas que demonstram o quanto a avaliação institucional subsidia a gestão e a consolidação dos Projetos Pedagógicos Institucionais nas IES. Aborda as possibilidades de articulação entre a autoavaliação e o planejamento institucional, mediante processos de regulação e/ou emancipação. Trata-se de um relato de experiência, fundamentado nas avaliações in loco vivenciadas pelas pesquisadoras como avaliadoras ad hoc do INEP-MEC. O estudo traz breves considerações acerca das percepções das avaliadoras sobre a concepção e prática da avaliação institucional, o que implica afirmar que neste processo evidencia-se ainda práticas mais voltadas para a regulação do que a emancipação. |
Palavras-chave: | Autoavaliação Projeto Pedagógico Institucional Planejamento Regulação Emancipação |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31095 |
Data do documento: | Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_PIRES_ARAUJO.pdf | 156,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.