Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Aline Alves Siridó de-
dc.contributor.authorAgrello, Marisa Pascarelli-
dc.contributor.authorMartins, Adriana Pinto-
dc.contributor.authorLeitão, Bruna Florêncio-
dc.creatorSouza, Aline Alves Siridó de-
dc.creatorAgrello, Marisa Pascarelli-
dc.creatorMartins, Adriana Pinto-
dc.creatorLeitão, Bruna Florêncio-
dc.date.accessioned2019-12-17T15:58:52Z-
dc.date.available2019-12-17T15:58:52Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.isbn978-85-8292-231-6-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31138-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi verificar se o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE demonstra o resultado da qualidade do ensino de uma Instituição de Educação Superior. Atualmente, este exame é utilizado como insumo principal para a formatação dos indicadores de qualidade da educação superior. Dentro das Instituições de Educação Superior (IES) essa política avaliativa é amplamente discutida, principalmente pela sua formatação, que envolve diretamente os estudantes. Ao avaliar o estudante para aferir a IES, esse processo encontra uma fragilidade no tocante à responsabilização do estudante, que para obtenção do grau acadêmico tem que ter prestado o exame (caso seja ciclo avaliativo do curso) independente de seu desempenho. Para a IES é importante que seus estudantes ajuizados tenham desempenhos satisfatórios, pois os resultados refletirão a qualidade da educação ofertada pela instituição. Desta forma, a IES investe às coordenações de curso responsabilidades no acompanhamento e avaliação pedagógica. Desta forma, a proposta deste trabalho é pesquisar juntos aos sujeitos investidos pela Legislação Educacional, especificamente os coordenadores de curso, se o ENADE reflete o resultado da qualidade do ensino de uma Instituição de Educação Superior. A pesquisa foi aplicada com a participação de 13 coordenadores de curso, que participaram do ENADE nos ciclos 2013, 2014 e 2015. A pesquisa apresentou resultados que refletem que os coordenadores reconhecem a importância da Avaliação da Educação Superior, mas não conhecem a legislação que regula. Apresentou, ainda, que a percepção dos coordenadores é que o ENADE não reflete a qualidade do ensino em uma Instituição de Educação Superior – IES.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectENADEpt_BR
dc.titleExame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE uma realidade pouco explorada: pesquisa de campo em IES no interior do Cearápt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.number4pt_BR
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.