https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31138
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Aline Alves Siridó de | - |
dc.contributor.author | Agrello, Marisa Pascarelli | - |
dc.contributor.author | Martins, Adriana Pinto | - |
dc.contributor.author | Leitão, Bruna Florêncio | - |
dc.creator | Souza, Aline Alves Siridó de | - |
dc.creator | Agrello, Marisa Pascarelli | - |
dc.creator | Martins, Adriana Pinto | - |
dc.creator | Leitão, Bruna Florêncio | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T15:58:52Z | - |
dc.date.available | 2019-12-17T15:58:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-8292-231-6 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31138 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi verificar se o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE demonstra o resultado da qualidade do ensino de uma Instituição de Educação Superior. Atualmente, este exame é utilizado como insumo principal para a formatação dos indicadores de qualidade da educação superior. Dentro das Instituições de Educação Superior (IES) essa política avaliativa é amplamente discutida, principalmente pela sua formatação, que envolve diretamente os estudantes. Ao avaliar o estudante para aferir a IES, esse processo encontra uma fragilidade no tocante à responsabilização do estudante, que para obtenção do grau acadêmico tem que ter prestado o exame (caso seja ciclo avaliativo do curso) independente de seu desempenho. Para a IES é importante que seus estudantes ajuizados tenham desempenhos satisfatórios, pois os resultados refletirão a qualidade da educação ofertada pela instituição. Desta forma, a IES investe às coordenações de curso responsabilidades no acompanhamento e avaliação pedagógica. Desta forma, a proposta deste trabalho é pesquisar juntos aos sujeitos investidos pela Legislação Educacional, especificamente os coordenadores de curso, se o ENADE reflete o resultado da qualidade do ensino de uma Instituição de Educação Superior. A pesquisa foi aplicada com a participação de 13 coordenadores de curso, que participaram do ENADE nos ciclos 2013, 2014 e 2015. A pesquisa apresentou resultados que refletem que os coordenadores reconhecem a importância da Avaliação da Educação Superior, mas não conhecem a legislação que regula. Apresentou, ainda, que a percepção dos coordenadores é que o ENADE não reflete a qualidade do ensino em uma Instituição de Educação Superior – IES. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | ENADE | pt_BR |
dc.title | Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE uma realidade pouco explorada: pesquisa de campo em IES no interior do Ceará | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | 4 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
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