Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFelix, Glades Tereza-
dc.contributor.authorMiorando, Tania Micheline-
dc.contributor.authorCostas, Fabiane Adela Tonetto-
dc.contributor.authorDamilano, José Luiz Padilha-
dc.creatorFelix, Glades Tereza-
dc.creatorMiorando, Tania Micheline-
dc.creatorCostas, Fabiane Adela Tonetto-
dc.creatorDamilano, José Luiz Padilha-
dc.date.accessioned2019-12-17T16:30:23Z-
dc.date.available2019-12-17T16:30:23Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.isbn978-85-8292-231-6-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31144-
dc.description.abstractEsse paper apresenta o resultado do processo de avaliação do desempenho de docentes de pós-graduação a partir do olhar dos discentes pós-graduandos. Com base na metodologia da Avaliação Institucional Participativa (AIP) de abordagem quantiqualitativa, tipo estudo de caso. Abrangeu seis cursos de pós-graduação. O instrumento foi composto por sete dimensões, totalizando quinze questões objetivas e uma aberta. Pela ferramenta SPSS 24 obteve-se médias ponderadas e o desvio padrão. Pelo NVIVO 10 e análise de conteúdo obteve-se resultados por dimensão, semestre e curso. Os resultados demonstraram participação acima da média por parte dos discentes. Estes destacaram como aspectos positivos: relação orientador-orientando, plano da disciplina, relação docente-estudante, aproveitamento das aulas. A metodologia docente foi ressaltada como ponto a melhorar na maioria dos cursos e programas. Os docentes reconheceram a utilidade da metodologia da AIP para além da produtividade, pois envolve a reflexão, a prestação de contas e agrega valores formativos. Conclui-se que processos não dirigidos para o controle e/ou a progressão funcional, permitem caminhos e práticas institucionais participativas, convenientes a um desenvolvimento profissional, democrático e equilibrado nas relações docente-discente e orientador-orientando.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho docentept_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectAvaliação Institucional participativapt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho docente em cursos de pós-graduação como prática institucional participativapt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.number4pt_BR
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO-DO-DESEMPENHO-DOCENTE-EM-CURSOS-DE-PÓS-GRADUAÇÃO-COMO-PRÁTICA-INSTITUCIONAL-PARTICIPATIVA.pdf246,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.