Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Felix, Glades Tereza | - |
dc.contributor.author | Miorando, Tania Micheline | - |
dc.contributor.author | Costas, Fabiane Adela Tonetto | - |
dc.contributor.author | Damilano, José Luiz Padilha | - |
dc.creator | Felix, Glades Tereza | - |
dc.creator | Miorando, Tania Micheline | - |
dc.creator | Costas, Fabiane Adela Tonetto | - |
dc.creator | Damilano, José Luiz Padilha | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T16:30:23Z | - |
dc.date.available | 2019-12-17T16:30:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-8292-231-6 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31144 | - |
dc.description.abstract | Esse paper apresenta o resultado do processo de avaliação do desempenho de docentes de pós-graduação a partir do olhar dos discentes pós-graduandos. Com base na metodologia da Avaliação Institucional Participativa (AIP) de abordagem quantiqualitativa, tipo estudo de caso. Abrangeu seis cursos de pós-graduação. O instrumento foi composto por sete dimensões, totalizando quinze questões objetivas e uma aberta. Pela ferramenta SPSS 24 obteve-se médias ponderadas e o desvio padrão. Pelo NVIVO 10 e análise de conteúdo obteve-se resultados por dimensão, semestre e curso. Os resultados demonstraram participação acima da média por parte dos discentes. Estes destacaram como aspectos positivos: relação orientador-orientando, plano da disciplina, relação docente-estudante, aproveitamento das aulas. A metodologia docente foi ressaltada como ponto a melhorar na maioria dos cursos e programas. Os docentes reconheceram a utilidade da metodologia da AIP para além da produtividade, pois envolve a reflexão, a prestação de contas e agrega valores formativos. Conclui-se que processos não dirigidos para o controle e/ou a progressão funcional, permitem caminhos e práticas institucionais participativas, convenientes a um desenvolvimento profissional, democrático e equilibrado nas relações docente-discente e orientador-orientando. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | Desempenho docente | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Institucional participativa | pt_BR |
dc.title | Avaliação do desempenho docente em cursos de pós-graduação como prática institucional participativa | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | 4 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais e relatórios (AVALIES 2019)
|