Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Simon, Lilian Wrzesinski | - |
dc.contributor.author | Silva, Carla Cerdote da | - |
dc.contributor.author | Pacheco, Andressa Sasaki Vasques | - |
dc.creator | Simon, Lilian Wrzesinski | - |
dc.creator | Silva, Carla Cerdote da | - |
dc.creator | Pacheco, Andressa Sasaki Vasques | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T14:18:36Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T14:18:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-8292-231-6 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31175 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa demonstra como as universidades federais da região sul do Brasil estão incorporando a participação dos egressos no processo de autoavaliação institucional. A pesquisa considerou as premissas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINES). A coleta de dados foi realizada por meio de uma incursão nos web sites institucionais e nos relatórios das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das onze universidades federais localizadas na região sul do país. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, bibliográfico e documental, no qual foi observado que essas instituições reconhecem a importância de incluir os egressos em seus processos avaliativos, mas que encontram dificuldades em operacionalizar esse tipo de avaliação. A análise realizada apontou para a necessidade de avanços nas políticas de acompanhamento de egressos adotadas pelas universidades e nas metodologias de coleta de informações dos egressos para a autoavaliação institucional. Também é preciso investir em programas de educação continuada voltados aos egressos e construir estratégias de relacionamento que possam alinhar as ações de acompanhamento de egressos existentes nas universidades aos processos avaliativos conduzidos pelas CPAs. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Egressos | pt_BR |
dc.subject | Gestão universitária | pt_BR |
dc.subject | Autoavaliação | pt_BR |
dc.title | A inclusão dos egressos no processo de autoavaliação institucional das Universidades Federais da Região Sul | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | 4 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais e relatórios (AVALIES 2019)
|