https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31176
Tipo: | Outros |
Título: | Avaliação do curso de Pedagogia: olhares discentes da Faculdade de Educação da UFBA |
Autor(es): | Alves, Rejane de Oliveira |
Autor(es): | Alves, Rejane de Oliveira |
Abstract: | O presente texto tem o objetivo de apresentar o resultado de uma pesquisa realizada acerca da avaliação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) sob o olhar de 183 acadêmicos/as regularmente matriculados nos turnos diurno e noturno. Esse estudo foi realizado no segundo semestre de 2018 quando se utilizou um questionário, disponibilizado de forma impressa e online, com questões abertas e fechadas sobre: perfil discente, a motivação para escolher o curso, opinião sobre o Currículo, Relação didática e interpessoal com docente, relação com a Direção/Gestão, Coordenação do Curso, servidores técnico-administrativos e terceirizados, infraestrutura do prédio, relação com a pesquisa e extensão, sistema de informações sobre atividades pedagógicas e conhecimento sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Além de buscar o feedback sobre o que já melhorou e o que precisa melhorar no Curso. O resultado dessa pesquisa sinalizou potencialidades, mas ressaltou fragilidades no seu Projeto Político Pedagógico do Curso. A conclusão deste trabalho evidencia que: i) a avaliação contribui para o diagnóstico e a melhoria das ações; ii) os/as demais servidores ligados ao Curso também precisam ser incluídos/as neste processo avaliativo para que seja assumido como autoavaliação do Curso. |
Palavras-chave: | Avaliação de curso Autoavaliação Curso de Pedagogia |
Editora / Evento / Instituição: | UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31176 |
Data do documento: | Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVALIAÇÃO-DO-CURSO-DE-PEDAGOGIA-OLHARES-DISCENTES.pdf | 163,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.