Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.contributor.author | Santana, Hermilo Pinheiro | - |
dc.creator | Santana, Hermilo Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T11:34:59Z | - |
dc.date.available | 2020-02-13T11:34:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31471 | - |
dc.description.abstract | O propósito deste estudo é investigar como a improvisação pode ser utilizada como
estratégia de motivação na prática instrumental para os alunos do Curso de
Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, de
forma a gerar o estado de fluxo. Primeiramente, foi criada uma ementa para o ensino
deste assunto na disciplina Tópicos Especiais de Estudo em Música. A disciplina foi
ministrada na UEFS nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017. O modelo teórico do
estado de fluxo foi criado pelo psicólogo húngaro naturalizado americano Mihaly
Csikszentmihalyi (1934) na década de 1970, quando lançou seu primeiro livro sobre
este assunto. O estado de fluxo é um estado de atenção plena em uma atividade
com uma meta clara e definida. A atividade deve ser gratificante e gerar um
feedback imediato. Há um equilíbrio entre o nível de desafio da atividade e o nível de
habilidade. O indivíduo não sente o tempo passar e há uma fusão da ação com a
consciência. No Brasil, as principais pesquisas com a Teoria do Fluxo aplicada à
Educação Musical são de Rosane Cardoso de Araújo. No exterior, de Lori
Custodero, Susan O'Neill e Frank Diaz. Esta pesquisa utilizou, como referência, os
instrumentos de coleta de dados descritos no artigo: Um estudo sobre a motivação e
o estado de fluxo na execução musical (ARAÚJO e PICKLER, 2008a). Este artigo,
através de um estudo de levantamento (survey), coletou dois tipos de dados: 1)
Perfil dos participantes; 2) Reportamento da experiência de fluxo. Os resultados
indicam que, para utilizar a improvisação como estratégia de motivação para gerar o
estado de fluxo e a personalidade autotélica, é necessária uma aula estruturada
para o ensino de improvisação instrumental em música popular. Os alunos
participantes devem ter, pelo menos, nível intermediário no instrumento. As aulas
não devem ter muitos alunos. No máximo 10, se possível menos. É fundamental que
haja uma infraestrutura para que a aula funcione: instrumentos disponíveis no local,
Data Show e caixa de som. A turma que atingiu o melhor rendimento tinha apenas 4
alunos. Um deles tinha nível avançado, ou outros, nível intermediário. Todos
estavam interessados e compareceram às aulas assiduamente. No local em que as
aulas foram ministradas havia disponibilidade de instrumentos (dois teclados, caixas
de som, violão). Dos quatro alunos, dois tocaram teclado (disponibilizados no local),
um tocou contrabaixo e o outro flauta transversal. O objetivo de gerar o estado de
fluxo foi alcançado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Teoria do Fluxo | pt_BR |
dc.subject | Improvisação | pt_BR |
dc.title | Motivação e o estado de fluxo: a improvisação como caminho para o desenvolvimento da personalidade autotélica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Silva, Tais Dantas da | - |
dc.contributor.referees | Brazil, Marcelo Alves | - |
dc.contributor.referees | Fonseca, Diana Santiago da | - |
dc.contributor.referees | Perrone, Maria da Conceição Costa | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | EMUS | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
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