https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3176
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A inserção de história e filosofia da ciência no currículo de licenciatura em física da Universidade Federal da Bahia: uma visão de professores universitários |
Título(s) alternativo(s): | Revista Investigações em Ensino de Ciencias |
Autor(es): | Rosa, Katemari Martins, Maria Cristina |
Autor(es): | Rosa, Katemari Martins, Maria Cristina |
Abstract: | Este trabalho mostra parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla, aqui trazemos uma discussão sobre como se dá a inserção de História e Filosofia da Ciência no currículo de formação de professores de Física da Universidade Federal da Bahia. O currículo é analisado da perspectiva da estrutura da matriz disciplinar, as disciplinas e suas ementas e, principalmente, da percepção dos professores do Instituto de Física em relação ao tema e suas práticas. Os dados foram obtidos através de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com docentes da instituição. Os resultados apontam para a necessidade de se pensar também na formação continuada de docentes universitários ligados à formação inicial de professores de Física, particularmente no que se refere às discussões em História e Filosofia da Ciência. |
Palavras-chave: | História e filosofia da ciência Currículo Formação inicial de professores de física |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3176 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FIS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
v12_n3_a2007.pdf | 66,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.