Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marfuz, Luiz | - |
dc.contributor.author | Esper, Gil | - |
dc.creator | Esper, Gil | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-08T09:44:59Z | - |
dc.date.available | 2020-05-08T09:44:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2020-04-28 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31893 | - |
dc.description.abstract | A presente tese discorre sobre uma abordagem para o teatro performativo, denominada trajeto criativo-colaborativo, que consiste em uma estratégia para a formação de artistas-estudantes
na atualidade e para a atualidade. A pesquisa surge de uma inquietação que pode ser resumida na pergunta: Quais ferramentas e operações artísticas podem auxiliar o artista-docente na condução de processos criativos que visam experienciar a linguagem teatral performativa? A partir dessa questão inicial, constrói-se a hipótese de que a abordagem proposta para o trajeto criativo-colaborativo, com seus olhares de atenção e focos de concentração, se apresenta como uma estratégia, entre outras tantas, para a preparação de futuros artistas teatrais performativos. O foco está em pensar o ato criativo, e não a obra acabada; daí o destaque à noção de formatividade como metodologia de pesquisa. Apresentar-se-ão os pontos de partida que levaram à construção do trajeto criativo-colaborativo; o pano de fundo do “pensamento teórico-prático” que envolve o trajeto; bem como a proposta de abordagem para o trajeto criativo-colaborativo, organizada e sistematizada para que sirva como estímulo para novas e diferentes apropriações e olhares. Conclui-se que a abordagem apresentada se coloca como uma possibilidade de enfrentamento aos desafios dados para a formação do artista de teatro na atualidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The current research discusses an approach for performative theater, called collaborative creative way, which consists of a strategy for training of nowadays artist-students for the present days. This study emerge from a concern that can be summarize in the question: Which tools and artistic operations could assisted artist-teacher in conduction of creative process that focus the experience the performative theatrical language? From this initial question, build a hypothesis about the proposed approach to collaborative creative way, with its attentive looks and focuses of concentration to present itself as a strategy, among many others, for the preparation of future performing theater artists. The focus is on thinking about the creative act, not the completed work; hence the emphasis on the notion of formativity as a research methodology. In this work will be presented: the starting points that led to the construction of the collaborative creative way, the background of “theoretical-practical thinking” that involves the path and the proposed approach to the collaborative creative way organized and
systematized to serve as a stimulus for new and different appropriations and perspectives. The research points out the approach itself as a possibility to face the challenges in the current formation of theater artists. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artista-docente | pt_BR |
dc.subject | Bacharelado em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.subject | Formação teatral | pt_BR |
dc.subject | Processo de criação | pt_BR |
dc.subject | Teatro performativo | pt_BR |
dc.title | Trajeto criativo-colaborativo: uma abordagem do teatro performativo na formação de artistas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Alexandre, Marcos | - |
dc.contributor.referees | Rojo, Sara | - |
dc.contributor.referees | Coutinho, Denise | - |
dc.contributor.referees | Alves, Hebe | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em artes cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, letras e artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Direção teatral | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC)
|