Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Araújo, Camila Fernandes | - |
dc.contributor.author | Cabral, Camile Batista | - |
dc.contributor.author | Dantas, Jennifer | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Karla Nicole Ramos de | - |
dc.contributor.author | Flores, Michelle Castro Montoya | - |
dc.contributor.author | Almeida, Thalita Madeira de | - |
dc.contributor.author | Silva, Tamiles Cerqueira Lopes da | - |
dc.contributor.author | Santos, Letícia Marques dos | - |
dc.contributor.author | Santos, Darci Neves, coord | - |
dc.creator | Araújo, Camila Fernandes | - |
dc.creator | Cabral, Camile Batista | - |
dc.creator | Dantas, Jennifer | - |
dc.creator | Oliveira, Karla Nicole Ramos de | - |
dc.creator | Flores, Michelle Castro Montoya | - |
dc.creator | Almeida, Thalita Madeira de | - |
dc.creator | Silva, Tamiles Cerqueira Lopes da | - |
dc.creator | Santos, Letícia Marques dos | - |
dc.creator | Santos, Darci Neves, coord | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-02T20:26:56Z | - |
dc.date.available | 2020-06-02T20:26:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31933 | - |
dc.description | Coordenação geral do projeto:Darci Neves Santos - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Supervisão: Letícia Marques dos Santos/Instituto de Humanidades Artes e
Ciências – UFBA. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresentação: Este manual visa a orientar o trabalho da equipe de avaliação da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil – versão III da pesquisa “Efeitos das manifestações neurológicas congênitas associadas ao Zika vírus sobre o desenvolvimento infantil: um estudo de coorte prospectiva no contexto da Atenção Básica”, realizada no município de Salvador. Este material foi produzido a partir das dificuldades encontradas no campo na primeira aplicação da escala, quando os avaliadores se depararam com crianças com deficiência, com importante atraso em diversas áreas do desenvolvimento. Foi observado que em algumas vezes, o atraso em uma área
do desenvolvimento, interferia na realização de uma prova que avaliava outra área do desenvolvimento. Por exemplo, uma criança com atraso no desenvolvimento
motor, que ainda não é capaz de realizar a preensão de objetos, pode não conseguir
alcançar ou escolher o objeto correto durante uma prova, mesmo tendo capacidade
cognitiva para tal. De acordo com o manual oficial da Escala Bayley III, é possível realizar facilitações para a aplicação da escala em crianças com múltiplas deficiências desde que não haja modificações no conteúdo e objetivo da prova. Dessa forma, afim de padronizar e descrever o uso de tais facilitações nesta pesquisa, desenvolvemos este manual guia para os avaliadores de campo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Projeto: “Efeitos das manifestações neurológicas congênitas associadas ao Zika Vírus sobre o desenvolvimento infantil: um estudo de coorte prospectiva no contexto da Atenção Básica, em Salvador-BA”. Financiado CNPQ Processo no. 440577/2016-0 Chamada MCTIC/FNDCT-CNPq/ MEC-CAPES/ MS-Decit / Nº 14/2016 - Prevenção e Combate ao vírus Zika. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Zika Vírus | pt_BR |
dc.subject | Manifestações Neurológicas Congênitas - Zika Vírus | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Atenção Básica | pt_BR |
dc.title | Manual do Protocolo de Facilitações Sensoriais e Motoras para uso da Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil – BSIDIII em crianças com Síndrome Congênita Do Zika Vírus | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | Salvador: Instituto de Saúde Coletiva - UFBA, 2017. 25p. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Outros (ISC)
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