https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32051
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Costa Lima, Paulo | - |
dc.contributor.author | Amaro, Vinicius | - |
dc.creator | Amaro, Vinicius | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-21T18:58:23Z | - |
dc.date.available | 2020-07-21T18:58:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2019-10-28 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32051 | - |
dc.description.abstract | Esta tese apresenta discussões acerca de uma pesquisa cujo objetivo central se estende a um estudo da música de Candomblé numa perspectiva composicional, visando, principalmente, um entendimento das estratégias compositivas relacionadas com as expressões rítmicas associadas à função do atabaque Rum no quarteto instrumental em que se insere, devido a sua posição hierárquica. No sentido do reconhecimento da existência de alternativas múltiplas e igualmente valorosas às concepções científicas, tecnológicas e artísticas legitimadas pela Europa (SANTOS, 2009), e considerando o contexto particular do Candomblé — onde música se atrela indissociavelmente a um ecossistema sociocultural complexo que envolve religião, dança, culinária, funções hierárquicas de mulheres e homens, dentre outros aspectos (CARNEIRO, 2008) —, músicas ligadas a esta tradição foram transcritas e analisadas objetivando a observação de situações rítmicas que pudessem ser tomadas como catalisadores de procedimentos compositivos a serem explorados de modo dialógico com a música de concerto contemporânea. Neste percurso, após um investimento em discussões teóricas afeitas a uma interface, naturalmente demandada pelo problema de pesquisa, entre composição e etnomusicologia, uma pesquisa de campo realizada no contexto do Candomblé, e buscando um suporte em teorias do ritmo (COPPER e MEYER, 1960; BERRY, 1976; KRAMER, 1988; e HESTY, 1997) e na literatura sobre música de Candomblé e música africana (LÜHNING, 1990; KUBIK, 2010; BRANDA LACERDA, 2014; e AGAWU, 2013 e 2016), cinco processos rítmicos foram identificados, conceitualizados e exemplificados: 1) ressignificação rítmica; 2) dissociação rítmica, 3) sintonização rítmica; 4) suspensão rítmica; e 5) sublimação rítmica. Sem perder de vista as consequentes implicações artísticas de tal estudo, cinco obras foram compostas a partir da utilização e adaptação dos processos rítmicos mencionados, em suas dimensões temporais, texturais, gestuais e formais. Com isso, espera-se contribuir com a área da composição em sua dimensão objetiva de indissociabilidade entre teoria e prática, e com o campo da etnomusicologia, nos tópicos relacionadas à manifestação musical do Candomblé. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Composição | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject | Processos rítmicos | pt_BR |
dc.subject | Candomblé | pt_BR |
dc.title | Candomblé, ritmo e criação: um olhar para o compor pautado em um estudo cultural | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Nogueira, Marcos | - |
dc.contributor.referees | Lühning, Angela | - |
dc.contributor.referees | Gomes, Wellington | - |
dc.contributor.referees | Amorim Filho, Pedro | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música da UFBA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGMUS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Composição Musical | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
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