Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Maia, Guilherme | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Leandro Afonso | - |
dc.creator | Guimarães, Leandro Afonso | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-25T22:29:10Z | - |
dc.date.available | 2020-07-25T22:29:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-25 | - |
dc.date.submitted | 2017-03-20 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32063 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo analisar a mise-en-scène no filme Na Cidade de Sylvia (En la Ciudad de Sylvia, Espanha/ França, 2007), de José Luis Guerín, e mostrar de que forma a obra se apoia em duas escolas de encenação antagônicas. De um lado, há uma
raiz ligada a um ideal de Alfred Hitchcock, com uma superioridade do cálculo sobre o aleatório, do criador sobre a criatura. Do outro, há uma raiz que se conecta a Roberto Rossellini, com uma crença maior na realidade que na imagem, preferindo uma contemplação
do mundo a um firme controle sobre ele.
O trabalho faz uma breve retrospectiva histórica do termo mise-en-scène, desde a sua origem teatral até os seus elementos e conceitos quando exportados ao cinema, com base em autores como Bordwell (2008), Aumont (2008) e Oliveira Jr. (2013). Expostos os componentes e as possíveis definições de mise-en-scène, parte-se para a apreciação crítica da obra, utilizando-se de métodos defendidos por Aumont e Marie (1990) e Casetti e Di Chio
(1991). Trabalha-se com a descrição e a interpretação, com uma decomposição que se
transforma em recomposição e, por fim, em análise fílmica.
Esta investigação começa nos longas de Guerín realizados entre 1984 e 2007, antes de um mergulho analítico mais aprofundado em Na Cidade de Sylvia. Dentro desta pesquisa, observa-se que os primeiros filmes do diretor apresentam características de duas escolas de
encenação opostas, mas eles têm peculiaridades que os afastam do objeto de estudo principal.
Como hipótese dominante, nota-se que em Na Cidade de Sylvia há uma confluência
harmônica dessas duas bases antagônicas. O amor ao plano, como elemento principal da
mise-en-scène a ser meticulosamente composto e como planejamento a ser executado, aparece aliado a um amor ao mundo, a uma confiança de que a realidade já é interessante o suficiente sem sofrer grandes interferências do diretor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mise-en-scène | pt_BR |
dc.subject | Na Cidade de Sylvia | pt_BR |
dc.subject | José Luis Guerín | pt_BR |
dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
dc.title | Amor ao Plano e Amor ao Mundo: um estudo da mise-en-scène em Na cidade de Sylvia. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Sanches, João Alberto | - |
dc.contributor.referees | Carvalho, Ludmila | - |
dc.contributor.referees | Maia, Guilherme | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM)
|