Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, Maria Couto-
dc.contributor.authorBarbosa, Idenilton Mário de Jesus-
dc.creatorBarbosa, Idenilton Mário de Jesus-
dc.date.accessioned2020-08-05T20:14:31Z-
dc.date.available2020-08-05T20:14:31Z-
dc.date.issued2020-08-05-
dc.date.submitted2019-07-04-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32084-
dc.description.abstractEste trabalho objetivou analisar as disposições constitutivas das estratégias utilizadas por estudantes cotistas pertencentes a famílias de baixa renda, auto-declarados negros matriculados na Universidade Federal da Bahia para permanecerem no ensino superior. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica amparada nos aportes teóricos sobre os efeitos de primeira e segunda ordem na implementação de políticas públicas no campo social e criatividade dos agentes (Ball, 2006), a partir dos conceitos de capital cultural, habitus, (Bourdieu, 2007) e sobre questões ligadas às desigualdades de classe no Brasil (Jessé Souza, 2012). As informações foram coletadas através de questionários e entrevistas a uma amostra de estudantes prováveis concluintes de alguns cursos dessa Universidade. Os resultados demonstram que os sujeitos pesquisados revelaram dificuldades das seguintes ordens: no campo sócio-econômico; no campo acadêmico-pedagógico no campo étnico-racial e utilizavam com criatividade estratégias a partir do repositório social e cultural que dispunham, gerado nos ambientes vivenciados antes do ingresso e durante o curso na Universidade, estratégias estas que os levavam a agir de maneira determinada na consecução de sua permanência na educação superior.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study aimed to analyze the constitutive dispositions of the strategies used by quota students from low-income families, self-declared blacks enrolled at the Federal University of Bahia to stay in higher education. To this end, a qualitative research based on phenomenological inspiration was developed, supported by theoretical contributions on the effects of first and second order in the implementation of public policies in the social field and creativity of agents (Ball, 2006), based on the concepts of cultural capital, habitus. , (Bourdieu, 2007) and on issues related to class inequalities in Brazil (Jessé Souza, 2012). The information was collected through questionnaires and interviews with a sample of probable students graduating from some courses at this University. The results show that the research subjects revealed difficulties of the following orders: in the socioeconomic field; in the academic-pedagogical field in the ethnic-racial field and creatively used strategies from the social and cultural repository they had, generated in the environments experienced before the entrance and during the course at the University, strategies that led them to act in a determined way in achieving their permanence in higher education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProgramas de ação afirmativa na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectNegros – educação (Superior)pt_BR
dc.subjectNegros – Identidade racialpt_BR
dc.subjectDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.subjectProgamas de ação afirmativa naeduçãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectNegros- educação (Superior)pt_BR
dc.subjectNegros -Iidentidade racialpt_BR
dc.subjectDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.subjectAffirmative action programs in educationpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectBlacks - Education (Higher)pt_BR
dc.subjectBlacks - Racial Identitypt_BR
dc.subjectDiscrimination in educationpt_BR
dc.titlePara além do acesso: itinerâncias de estudantes cotistas da Universidade Federal da Bahia rumo à permanência na educação superior.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMatos, Uilma Rodrigues de-
dc.contributor.refereesGatinho, Andrio Alves-
dc.contributor.refereesSilva Filho, Penildon-
dc.contributor.refereesMusial, Gilvanice Barbosa da Silva-
dc.contributor.refereesCunha, Maria Couto-
dc.contributor.refereesMatos, Uilma Rodrigues de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento e Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqPolítica Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Idenilton_Dissertação de Mestrado - Versão Final - Copia.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.