Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Isabela Cardoso de Matos-
dc.contributor.authorSilva, Vinício Oliveira da-
dc.creatorSilva, Vinício Oliveira da-
dc.date.accessioned2020-09-09T20:52:03Z-
dc.date.issued2020-09-09-
dc.date.submitted2019-02-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32201-
dc.description.abstractEste estudo trata do processo de construção / reconstrução das identidades profissionais dos docentes dos cursos de graduação em Saúde Coletiva no Brasil e suas relações com a formação do sanitarista. Foi realizado um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que toma por objeto a identidade dos docentes dos cursos de Graduação em Saúde Coletiva no Brasil, analisada com base na teoria da construção das identidades sociais e profissionais de Claude Dubar. O objetivo geral, portanto é analisar o processo de construção/reconstrução das identidades profissionais dos docentes dos cursos de graduação em Saúde Coletiva no Brasil. Os objetivos específicos incluem: a) caracteriza a formação, a trajetória socioprofissional e a prática dos docentes dos cursos de graduação em Saúde Coletiva; b) analisar a percepção dos docentes sobre os cursos e o campo da Saúde Coletiva; c) discutir a relação entre o processo de construção/reconstrução da identidade profissional dos docentes e a formação dos sanitaristas. A produção dos dados adotou a técnica de entrevistas semiestruturadas, do tipo individual - em profundidade. A análise do material foi realizada partindo da teoria da construção das identidades sociais e profissionais. Os resultados desse estudo evidenciam que, de fato, a implantação dos CGSC, envolveu docentes com diversas formações em Saúde e em Ciências Humanas e Sociais, diversidade característica do campo da Saúde Coletiva, desencadeando um processo de reconstrução da sua identidade profissional que pode se apresentar como uma sequência de formas identitárias ao longo da sua trajetória socioprofissional. Apontando a construção de uma identidade docente, a partir dos processos de socialização, influenciados tanto por fatores profissionais quanto pelas formas típicas de suas trajetórias individuais, de mundos sociais e sistemas de práticas. Espera-se que esses resultados e reflexões possam contribuir para identificação de questões e desafios que precisam ser superados no âmbito da formação em Saúde Coletiva, bem como no debate sobre a constituição deste campo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde coletivapt_BR
dc.subjectConstrução social da identidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.titleGraduação em Saúde Coletiva no Brasil: múltiplos olhares sobre a docênciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.refereesSantos, Liliana-
dc.contributor.refereesTeixeira, Carmen Fontes de Souza-
dc.contributor.refereesTeixeira, Cristina Maria D'Ávila-
dc.contributor.refereesOliveira, Daniel Canavese de-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (ISC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.