Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Romilson Augusto dos-
dc.contributor.authorSantos, Vagner Barbosa dos-
dc.creatorSantos, Vagner Barbosa dos-
dc.date.accessioned2020-09-17T19:53:15Z-
dc.date.available2020-09-17T19:53:15Z-
dc.date.issued2020-09-17-
dc.date.submitted2018-03-05-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32226-
dc.description.abstractDados coletados no Colegiado da faculdade de educação mostram um alto índice de evasão no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Fede- ral da Bahia, dando origem ao problema identificado como objeto de pesquisa deste trabalho. O objetivo central desta investigação busca conhecer os fatores cruciais que interferem na continuidade da formação acadêmica dos discentes. As dificuldades de mapeamento, quantificação e comparabilidade de dados relativos ao tema, considerando as diversas unidades de coleta possíveis para análise e o uso de metodologias distintas de investigação, são fatores que escondem a dimensão do problema, associado com a frequente dissonância existente entre o ponto de vista institucional e a compreensão do estudante acerca do fenômeno. O abandono dos estudos no ensino superior pode significar uma necessidade de redirecionamento do trabalho de gestores e professores, independente das circunstâncias diversas que podem vir a impactar a vida acadêmica do estudante. Os estudos relativos ao abandono dos estudos mais destacados trazem pesquisas realizadas a partir do exame de aspectos sócio demográficos dos estudantes evadidos, fomentado pelo uso de teorias preditivas. Em geral, se propõe medição e avaliação da probabilidade da ocorrência da evasão, com refinamento estatístico e sem a escuta da razão apresentada como motivo para o abandono pelos sujeitos envolvidos. O estudo mostra que a evasão dos estudantes no curso de licenciatura em Educação Física da UFBA, é em grande parte causada pela desinformação acerca do conteúdo do mesmo, antes de ingressar na universidade.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Data collected at the Colegiado da Faculdade de Educação shown a high rate of evasion in the Physical Education graduation of Universidade Federal da Bahia, giving rise to the problem identified as the object of research of this work. The main purpose of this research is to know the crucial factors that intervene in the continuity of the students’ graduation. The difficulties of mapping, quantification and comparability of data related to the theme, considering several collection units for analysis and use of different research methodologies, are factors that hide the dimension of the problem, with the frequentdissonancebetweentheinstitutionalandthestudent’sunderstanding of the phenomenon. The waiving of studies in higher education could mean a need to redirect the work of managers and teachers, regardless of the diverse circumstances that may impact the academic life of the student. The studies related to the waiving of the most outstanding studies bring research based on the examination of the socio- demographic aspects of the evaded students,fomentedbytheuseofpredictivetheories. In general, it is proposed to measure and evaluate the probability of occurrence of evasion, with statistical refinement and without listening to the reason presented as a reason for abandonment by the subjectsinvolved.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectGraduationpt_BR
dc.titleEvasão dos estudantes do curso de licenciatura em Educação Física da UFBA: período entre 2011 e 2016.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantana, Cristiano Vieira-
dc.contributor.refereesMarchesi, Regina Sandra-
dc.contributor.refereesNery, Joaquim Mauricio Cedraz-
dc.contributor.refereesSantos, Romilson Augusto dos-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educação - Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Educação Física (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.