Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Liliana | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Fernanda Viana | - |
dc.creator | Fernandes, Fernanda Viana | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-17T20:54:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-17 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-24 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32230 | - |
dc.description.abstract | As experiências vividas na trajetória universitária e os apoios encontrados são essenciais para a saúde mental dos (as) estudantes do ensino superior, além de contribuir para sua permanência e êxito acadêmico. As características específicas do ambiente universitário, as relações construídas, as pressões sofridas, as incertezas e expectativas são algumas das circunstâncias vivenciadas pelos (as) discentes. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos (as) estudantes universitários de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, acerca das relações entre a vida estudantil e suas condições de saúde mental, buscando identificar as principais dificuldades vivenciadas no processo de estranhamento e aprendizagem e as estratégias de superação, além de aprofundar o conhecimento sobre os fatores relacionados a suas condições de saúde mental. O estudo teve caráter exploratório com natureza qualitativa, utilizando a técnica de grupo focal para viabilizar a produção de dados, e como forma de analisá-los utilizou-se a perspectiva da análise de conteúdo temática. Desta maneira, foram construídas unidades de sentido, que deram origem à três categorias principais, sendo elas: dificuldades na trajetória estudantil e suas consequências para saúde mental dos (as) estudantes; facilidades na trajetória estudantil e suas consequências para saúde mental dos (as) estudantes e estratégias de promoção da saúde mental. Em síntese, as principais dificuldades vivenciadas na trajetória universitária que afetam a saúde mental dos (as) discentes, referem-se à chegada ao Instituto e às relações com o novo ambiente, às relações conflituosas entre professores e estudantes e ausência de socialização. Como experiências facilitadoras da adaptação e melhora da saúde mental tem-se as estratégias de afiliação, através da busca de organização do tempo e das atividades, bem como o estabelecimento de vínculos afetivos com os colegas, a apropriação do espaço e também as relações positivas entre professores e estudantes. Ainda são necessárias outras ações, visando uma inserção saudável no ambiente universitário, contemplando a dimensão da promoção da saúde mental. Asprincipais propostas citadas pelos (as) estudantes participantes da pesquisa foram a escuta qualificada, o acolhimento, o estabelecimento de espaços de convivência e lazer dentro do Campus, professores com capacidade de compreensão da realidade individual e coletiva e com melhores práticas didático-pedagógicas. Sendo assim, conclui-se que as instituições de ensino superior são espaços de múltiplas facetas, capazes de causar grandes sofrimentos e adoecimento nos sujeitos envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem, mas também têm potencialidades em se transformar em ambientes promotores de saúde, através de atitudes que tenham como diretrizes a promoção da saúde mental dos (as) seus estudantes e que de fato garanta a permanência estudantil | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.title | Análise das percepções dos (as) estudantes do ensino superior de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia acerca da vivência estudantil e saúde mental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.embargo.liftdate | 10000-01-01 | - |
dc.contributor.referees | Reis, Cacilda Ferreira dos | - |
dc.contributor.referees | Silva, Luis Augusto Vasconcelos da | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | ISC-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)
|