Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Soares, Catharina Leite Matos | - |
dc.contributor.author | Andrade, Natália Vital de Sales | - |
dc.creator | Andrade, Natália Vital de Sales | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-17T20:57:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-17 | - |
dc.date.submitted | 2019-05-23 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32236 | - |
dc.description.abstract | O estudo consiste em uma análise situacional do Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia (CEDAF) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no que tange ao seu funcionamento e à articulação com a rede municipal de saúde de Salvador/BA. Trata-se de um estudo de caso descritivo, cuja estratégia metodológica foi baseada no Enfoque por Problemas na perspectiva do Planejamento Estratégico Situacional (PES) de Carlos Matus. A investigação empregou como estratégia metodológica a análise documental, a observação participante,
entrevistas semiestruturadas e grupo focal com os atores institucionais. Os resultados demonstraram problemas associados às quatro das cinco categorias de análise, quais sejam: infraestrutura, financiamento, organização e gestão, o que remete a fragilidades no processo de
formação dos discentes e na integração da Instituição com a rede municipal de saúde. Dos vinte problemas identificados, dez encontram-se dentro da capacidade de governo e dentro da governabilidade dos atores institucionais, ou seja, são passíveis de intervenção pelos atores
institucionais. São eles: ausência de planejamento e programação de ações como prática de gestão, fragilidades na articulação ensino-serviço, insuficiência de documentos normativos, fragilidade na articulação do CEDAF com a rede municipal de saúde, modelo de gestão inadequado, inadequação na porcentagem das metas qualitativas e quantitativas pactuadas entre o CEDAF e a SMS, inadequação entre as metas quantitativas e a capacidade de resposta do serviço, ausência de institucionalização de reuniões administrativas e técnicas, ausência de
reuniões para discussão de casos clínicos como parte do processo de trabalho das
fonoaudiólogas e desorganização dos processos de trabalho das secretárias. Conclui-se que o CEDAF deve institucionalizar a prática do planejamento estratégico situacional para combater a improvisação de ações e conseguir cumprir com eficácia suas duas importantes funções: ensino e serviço. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Serviços de Integração Docente-Assistencial | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.subject | Análise Situacional | pt_BR |
dc.title | Situação atual do Centro Docente Assistencial de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia: um enfoque sobre os problemas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.embargo.liftdate | 10000-01-01 | - |
dc.contributor.referees | Chun, Regina Yu Shon | - |
dc.contributor.referees | Chaves, Sonia Cristina Lima | - |
dc.contributor.referees | Arce, Vladimir Andrei Rodrigues | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | ISC-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde Coletiva | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)
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