Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zoghbi, Denise Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Souza, Jaqueline Santos de | - |
dc.creator | Souza, Jaqueline Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-28T00:28:05Z | - |
dc.date.available | 2020-11-28T00:28:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
dc.date.submitted | 2017-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32450 | - |
dc.description.abstract | Direcionada a ampliação dos estudos que valorizam a postura crítico-reflexiva do
professor de inglês, esta pesquisa voltou-se para a utilização dos métodos de ensino
de língua inglesa no que tange o emprego do livro didático e/ou outros recursos. A
maneira como o docente se coloca diante das ferramentas para ministrar suas aulas
consistiu, a priori, no nosso maior foco, a fim de perceber se os insumos
pedagógicos disponíveis ocultaram o papel mediador pertinente ao professor e, em
que medida cada opção metodológica incidiria na aprendizagem dos alunos.A
investigação etnográfica, por se alinhar à leitura interpretativista, foi a opção
metodológica mais adequada a um estudo cuja análise se deu no próprio contexto
de ensino-aprendizagem dos participantes. A cidade de Lauro de Freitas, região
metropolitana de Salvador, sediou as escolas, cenários da pesquisa de campo que
tiveram como principais atores, dois professores de inglês e suas respectivas
turmas. Através da técnica de observação, dos registros em diário de bordo e de
questionários semi-estruturados, os dados foram coletados e triangulados, visando
espelhar os resultados com maior clareza. Toda a pesquisa se sustenta em pilares
da Linguística Aplicada, em consonância com a Política Linguística, o Estudo de
Crenças e a Didática voltada ao ensino de línguas, a fim de propiciar um
embasamento teórico correspondente à área estudada e contribuir com o
fortalecimento de uma prática pedagógica que situe professores e alunos no centro
das aulas como verdadeiros agentes de uma educação efetivamente emancipatória | pt_BR |
dc.description.abstract | Focusing on expanding the studies that emphasize the importance of a criticalreflexive posture of the English teacher, this research focuses on English Language
Teaching methods in what concerns the use of the textbook and/or other resources.
The way that teachers use these materials in classes was, at first, our main focus, in
order to understand if the available pedagogical inputs hid a proper mediating role of
the teacher, and to what extent each methodological option would influence in the
students learning process. Ethnographic research, more aligned to an interpretativist
reading was the most appropriate methodological option for a study in which the
object of analysis was taken inside the real teaching-learning context of the
participants. The schools, scenarios of the field research, were located in the city of
Lauro de Freitas, metropolitan region of Salvador. The main actors, two English
teachers and their classes. The data were collected and triangulated using the
observation technique, logbooks and semi-structured questionnaires, in order to
reflect the results with greater clarity. The research is built under the pillars of Applied
Linguistics, in accordance with Linguistic Policy, the Study of Beliefs and Didactics,
all focused on language teaching. The goal is to provide a theoretical basis related to
the studied area and also to contribute to the strengthening of a pedagogical practice
that places teachers and students at the center of the classes, as real agents of an
effectively emancipatory education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Métodos | pt_BR |
dc.subject | Recursos | pt_BR |
dc.title | The book is on the table! E o professor? No palco ou atrás das cortinas? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Siqueira, Domingos Sávio Pimentel | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Adelaide Augusta Pereira de | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGLINC | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Língua Estrangeira | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLINC)
|