Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Wellington Gomes da | - |
dc.contributor.author | Viana, Andersen | - |
dc.creator | Viana, Andersen | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-04T15:01:41Z | - |
dc.date.available | 2020-12-04T15:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
dc.date.submitted | 2010-02-25 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32464 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é investigar, conceituar e contextualizar estratégias composicionais inclusivas, relacionadas ao uso do público, nas obras musicais Rumos Op. 72 de Ernst Widmer, Instrução 61 e Instrução 62 de Luiz Carlos Lessa Vinholes, e Santos Football Music de Gilberto Mendes. Através de uma abordagem analítica pretendemos também correlacionar estas estratégias com um repertório de obras de outros compositores brasileiros a partir da segunda metade do século XX, na tentativa de observar as particularidades deste repertório, bem como uma possível conexão entre o pensamento musical destes compositores. Como complemento, interligado a este tipo de estratégia compositivo-inclusiva, ao final desta tese iremos propor um novo modelo composicional teórico para posterior desenvolvimento em nível prático, utilizando estratégias composicionais inclusivas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this study is to investigate, conceptualiz, and put into context inclusive compositional strategies, related to the use of the audience, in the musical works Rumos Op. 72 of Erns Widmer, Instrução 61 and Instrução 62 of Luiz Carlos Lessa Vinholes, and Santos Football Music of Gilberto Mendes . Through this analytical approach it is also intended to correlate these strategies with the works of other Brazilian composers from the second-half of the 20th century, in an attempt to note the characteristics of their repertoire and establish a possible connection with the musical thought amongst these composers. In addition, a whole new theoretical compositional model is proposed with a view to encouraging further development of works utilizing inclusive compositional strategies. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Composição | pt_BR |
dc.subject | Ernst Widmer | pt_BR |
dc.subject | Luiz Carlos Lessa Vinholes | pt_BR |
dc.subject | Gilberto Mendes | pt_BR |
dc.subject | Obras musicais | pt_BR |
dc.title | Música inclusiva: estratégias composicionais conectadas ao uso do público, em obras musicais de Ernst Widmer, Luiz Carlos Lessa Vinholes e Gilberto Mendes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Silva, Wellington Gomes da | - |
dc.contributor.referees | Cardoso, Ângelo Nonato Natale | - |
dc.contributor.referees | Cervo, Dimitri Ávila | - |
dc.contributor.referees | Lima, Paulo Costa | - |
dc.contributor.referees | Magalhães, Luiz César Marques | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
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