Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza | - |
dc.contributor.editor | Maia, Carla | - |
dc.contributor.editor | Morettin, Eduardo Victorio | - |
dc.contributor.editor | Machado, Patrícia Furtado Mendes | - |
dc.contributor.editor | Cardenuto, Reinaldo | - |
dc.creator | Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T00:16:19Z | - |
dc.date.available | 2020-12-16T00:16:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-04 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Marcelo R. S. Cosmopoéticas do espectador selvagem. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 47, n. 53, p. 110-129, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160501. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160501. Acesso em: 9 dez. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-7114 | - |
dc.identifier.other | DOI: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160501 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32485 | - |
dc.description | Versão em inglês disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160501/161442 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com base na análise das formas cinematográficas de reconstituição da história em Serras da desordem, Corumbiara e Taego Ãwa, identifico a importância da figura dos espectadores indígenas para a compreensão das imagens que os filmes criam e mobilizam. Argumento que o contracampo efetivo, virtual ou espectral dos espectadores indígenas constitui uma figura discursiva operante nos filmes e nas relações que estabelecem com o arquivo da história. A figura do espectador selvagem desencadeia o que denomino montagem anarquívica, perturbando o ordenamento do arquivo histórico produzido pela violência do genocídio e insinuando possibilidades de criação de um mundo comum. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160501 | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Genocídios indígenas | pt_BR |
dc.subject | Arquivo | pt_BR |
dc.subject | Montagem | pt_BR |
dc.title | Cosmopoéticas do espectador selvagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Significação: Revista de Cultura Audiovisual | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 47, n. 53 - Dossiê Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética e invenção | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACOM)
|