Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Câmara, Antônio da Silva | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Filipe Santos Baqueiro | - |
dc.creator | Cerqueira, Filipe Santos Baqueiro | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-23T20:20:42Z | - |
dc.date.available | 2020-12-23T20:20:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-23 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-07 | - |
dc.identifier.other | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32528 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado versa sobre a representação da vadiagem nas canções de Wilson Batista e Noel Rosa. A pesquisa tem como objetivo analisar como estes sambistas representam de forma particular o cotidiano no qual estão inseridos, a partir do conjunto de símbolos que envolvem a malandragem na década de 1930. Para tal, no capítulo um, realizamos uma revisão bibliográfica fundamentada em Hegel e Marx, perpassando os autores Walter Benjamin, György Lukács e Theodor Adorno, que no início do século XX, resgataram a teoria marxiana para refletir sobre a relação entre arte e sociedade, firmando as bases para uma estética marxista. No capítulo dois, buscamos reconstruir o percurso pelo qual o samba se constitui enquanto gênero musical, desde o batuque, passando pelo registro autoral do primeiro samba em 1916, alcançando a sua consolidação enquanto um gênero musical em 1930. Por fim, no capítulo três, realizamos a análise de parte das canções de Wilson Batista e Noel Rosa. Para a consecução da análise das canções dos sambistas, fizemos uma pesquisa exploratória sobre o conjunto das obras dos compositores buscando àquelas mais ilustrativas acerca da temática proposta; e fundamentado na estética sociológica, buscamos analisar o conteúdo das canções selecionadas, relacionando-as com a totalidade da obra dos artistas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da música | pt_BR |
dc.subject | Samba | pt_BR |
dc.subject | Vadiagem | pt_BR |
dc.subject | Wilson Batista | pt_BR |
dc.subject | Noel Rosa | pt_BR |
dc.title | Entre a navalha no bolso e o feitiço decente: uma análise sobre a representação da vadiagem em Wilson Batista e Noel Rosa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Arantes, Rafael de Aguiar | - |
dc.contributor.referees | Costa, Anderson de Jesus | - |
dc.contributor.referees | Câmara, Antônio da Silva | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociologia da arte | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCS)
|