https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32860
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sugestões Didáticas e Motodológicas para o Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro da Família das Madeiras |
Autor(es): | Serafim, Magali Bielski |
Autor(es): | Serafim, Magali Bielski |
Abstract: | Tendo em vista a escassez de materiais didáticos direcionados ao ensino coletivo e heterogêneo de instrumentos de sopro da família das madeiras (flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone) e a necessidade de formação de professores de música capazes de atuar com essa demanda, nos propusemos, nessa pesquisa, a elaborar sugestões didáticas e metodológicas que poderão colaborar com os processos de ensino e aprendizagem em contextos diversos. Para tal, seguimos algumas etapas: 1) consulta à bibliografia específica da área; 2) observação e participação em atividades vinculadas ao ensino e aprendizagem destes instrumentos em contexto universitário; 3) criação e aplicação de questionário com questões abertas e de múltipla escolha para 150 professores de música e ou instrumentistas dessa família, dos quais obtivemos 62 respostas; 4) estruturação das sugestões didáticas e metodológicas; 5) criação de critérios para arranjos e ou composições; 6) encomenda de arranjos e ou composições com 18 compositores e/ou instrumentistas das diferentes regiões do Brasil; 7) catalogação de canções folclóricas brasileiras; 8) criação de design gráfico de materiais didáticos; e, por fim, 9) organização dos materiais didáticos numa proposta linear. Assim sendo, como resultado desta pesquisa, além da descrição dos procedimentos adotados, disponibilizamos as sugestões didáticas e metodológicas realizadas. Concluímos então que, apesar de terem sido atendidos os objetivos da pesquisa proposta, serão necessárias pesquisas adicionais que tenham por objetivo a testagem do material didático em diferentes contextos. In view of the lack of didactic materials aimed at the collective and heterogeneous teaching of woodwind instruments (flute, oboe, clarinet, bassoon and saxophones) and the need for training music teachers, capable of acting with this demand, we set out in this research to develop didactic and methodological suggestions that can collaborate with the teaching and learning processes in different contexts. To do this, we follow some steps: 1) consult the specific bibliography of the area; 2) observation and participation in activities related to the teaching and learning of these instruments in a university context; 3) creation and application of a questionnaire with open and multiple-choice questions for 150 music teachers and / or instrumentalists in that family, from which we obtained 62 responses; 4) structuring of didactic and methodological suggestions; 5) creation of criteria for arrangements and or compositions; 6) ordering arrangements and or compositions with 18 composers and / or instrumentalists from different regions of Brazil; 7) cataloging of Brazilian folk songs; 8) creation of graphic design of teaching materials; and, finally, 9) organization of teaching materials in a linear proposal. Therefore, as a result of this research, in addition to the description of the procedures adopted, we provide the didactic and methodological suggestions made. We conclude then, that although the objectives of the proposed research have been met, additional research will be objective is to test the teaching material in different contexts. |
Palavras-chave: | Educação Musical ECIM Instrumentos de Sopro Madeiras |
CNPq: | Lingüística, Letras e Artes Música |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | PPGPROM |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32860 |
Data do documento: | 23-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCF_Magali_Bielski_Serafim.pdf | 23,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.