Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Casado, Alexandre Alves | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Ingrid Rainier Lacerda | - |
dc.creator | Barbosa, Ingrid Rainier Lacerda | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-23T22:52:34Z | - |
dc.date.available | 2021-02-23T22:52:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2019-11-20 | - |
dc.identifier.issn | dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32864 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é a concretização do curso de Mestrado Profissional na linha de Execução Musical, com foco na prática e interpretação de Violino. O objetivo do presente memorial é registrar a experiência e o desenvolvimento da aluna ao longo das fases do curso. O trabalho é dividido nas seguintes partes: contextualização da formação da aluna e sua história com a música anterior ao curso; importância das disciplinas e práticas cursadas no programa para o crescimento acadêmico e musical; definição e explanação do projeto; registro dos estudos de violino, contemplando o desenvolvimento técnico-musical experienciado e a preparação do repertório para o recital, o qual foi definido como produto final. Para a gestão destas duas últimas partes, foi usada como metodologia a pesquisa artística através dos autores López-Cano & Opazo (2014) e Benetti (2017). Tal proposta considera que o instrumentista pode utilizar sua prática como fonte de pesquisa, uma vez que as fases de estudo passam por métodos e sistematizações que podem qualificá-lo como pesquisa acadêmica. O diferencial do fazer artístico presente nesse tipo de pesquisa, traz, contudo, uma aproximação particular que atende principalmente à possibilidade e necessidade de considerar o performer ao mesmo tempo como autor e objeto de pesquisa do seu trabalho; nisso se configura um tipo de pesquisa artística. O método escolhido para este trabalho foi a autoetnografia, utilizando o diário reflexivo como ferramenta para sua aplicação. Dessa forma, a rotina de estudo de violino foi registrada em um diário, o qual serviu como fonte de informação, análise, experimento e reflexão para impulsionar o desenvolvimento e a ressignificação do processo de estudo diário. Ao final, compreendeu-se a necessidade de organizar o estudo com objetivos diários que devem conduzir a objetivos de médio e longo prazo, tendo em vista a preparação para o recital de violino. Também notou-se a relevância de dedicar tempo para a prática da performance, um período dedicado para o exercício de preparar-se e experimentar a performance de obras e do repertório completo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | violino | pt_BR |
dc.subject | repertório | pt_BR |
dc.subject | estudo individual | pt_BR |
dc.subject | aspectos técnico-interpretativos | pt_BR |
dc.title | Aspectos técnicos e interpretativos numa reflexão sobre o processo de preparação para um recital de violino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Scebba, Beatriz Alessio de Aguiar | - |
dc.contributor.referees | Benedito, Celso José Rodriguês | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação Profissional em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Instrumentação Musical | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM)
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