Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Brandão, José Maurício | - |
dc.contributor.author | Santos, Neide | - |
dc.creator | Santos, Neide | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-23T22:55:15Z | - |
dc.date.available | 2021-02-23T22:55:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-23 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32865 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investigou os efeitos da aplicação da abordagem músico-pedagógica denominada
nesse estudo de ECCP (Ensaio Coral Centrado na Pessoa) na atividade coral em Salvador e em
três cidades da Região Metropolitana de Salvador: Candeias, Madre de Deus e São Francisco
do Conde. Teve, como alvo, treze coros dirigidos pela pesquisadora (infantis a idosos),
perfazendo um total de quinhentos e oitenta coralistas. O objetivo geral se concentrou em
investigar os efeitos da aplicação da referida abordagem, as redes e configurações
socioculturais de valorização do indivíduo, que promoveram o bem-estar e a melhoria da
qualidade de vida dos coralistas. Foi investigada a prática coral quanto a sua implantação,
obstáculos e progressos ocorridos, além dos processos metodológicos e articulatórios ocorridos
na trajetória dos coros em questão. A Abordagem ECCP e seu corpo de atividades, foi
estudada dentro da perspectiva do Estudo de Caso e da Abordagem Qualitativa Descritiva,
considerando asfaixas etárias e diversidades de ambientes. Identificou-se como esta abordagem
contribuiu na construção de identidade cultural, valorização pessoal e reconhecimento do papel
social dos envolvidos. Na busca por essa identificação, formulou-se a seguinte questão: como
a abordagem ECCP contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos coralistas nos referidos
contextos? O referencial teórico se concentrou nos estudos de Amato (2004; 2009), sobre o
Canto Coral, bem como os de Brandão (1999) sobre a regência Coral e Oliveira (2014), sobre
as articulações pedagógicas no ensino-aprendizagem por meio da abordagem PONTES. A
análise dos resultados obtidos no questionário, nos depoimentos, nos vídeos dos ensaios dos
corais e percepção dos coralistas mostrou que estes, reconhecem e legitimam os efeitos das
atividades propostas pela referida abordagem, em mudanças individuais e sociais,
relacionando-as com os objetivos desta investigação. Os dados obtidos nesta pesquisa sugerem
uma influência positiva na aplicação da abordagem ECCP, referindo-se aos aspectos formativos
musicais, bem como na saúde vocal, física e psíquica dos coralistas pesquisados. Outras
declarações sinalizaram para a percepção de melhorias na consciência corporal (postura ao
cantar – andar), mudanças emocionais (felicidade – motivação – euforia) e vocais (classificação
vocal – vocalizes – além do uso adequado da voz dentre outros). A realização desta pesquisa
confirma resultados positivos de outros estudos sobre assuntos relativos a bem-estar através da
atividade coral e acrescenta conhecimento brasileiro, em especial com indivíduos da região do
Estado da Bahia, onde poucos estudos foram realizados (canto coral nas três cidades
investigadas). O estudo contribuiu para apresentar uma abordagem testada na prática, que pode
despertar a consciência de educadores musicais regentes, ao representar e analisar uma situação
comum, enfrentada por diversos profissionais que lidam com a natureza e a complexidade
dessas atividades, abrindo portas para que esses educadores possam sintonizar seus problemas,
avanços e conquistas com o assunto abordado nesta Tese. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject | Canto Coral | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Músico-Pedagógica ECCP. | pt_BR |
dc.title | Ensaio coral centrado na pessoa: uma abordagem músicopedagógica utilizada em Salvador e em comunidades da região metropolitana de Salvador, Bahia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Oliveira, Alda | - |
dc.contributor.referees | Tourinho, Cristina Gama | - |
dc.contributor.referees | Garbuio, Rafael | - |
dc.contributor.referees | Braga, Simone | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Música - PPGMUS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes - Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
|