Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLühning, Angela Elisabeth-
dc.contributor.authorCosta, Rodrigo Heringer-
dc.creatorCosta, Rodrigo Heringer-
dc.date.accessioned2021-03-18T12:27:33Z-
dc.date.available2021-03-18T12:27:33Z-
dc.date.issued2021-03-18-
dc.date.submitted2020-09-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33061-
dc.description.abstractO presente trabalho visa contribuir às discussões sobre a performance musical como ocupação. Inserido na cidade de Salvador, o campo de pesquisa delineia-se em torno da compreensão dos conflitos inerentes à aproximação entre valores dominantes nas esferas musical e econômica, tomadas em suas dimensões simbólicas e objetivas. Os processos a ampará-lo, majoritariamente qualitativos, agregam procedimentos (observação participante; entrevistas; pesquisa historiográfica; técnicas de análise quantitativa) e fontes diversas (diário de campo; transcrições de entrevistas, diálogos e correspondências virtuais – e-mails e mensagens de aplicativos; microdados de pesquisas domiciliares do IBGE – Censos e Pnads), resultando em sete eixos de análise para reflexões acerca das especificidades do habitus ocupacional dos interlocutores da pesquisa. Os eixos são: (1) a dissociação estrutural e historicamente estabelecida entre fazeres laborais e musicais; (2) a vinculação dos últimos a uma compreensão essencialista do talento; (3) o baixo reconhecimento, no campo musical, do capital cultural em sua forma institucionalizada; (4) a compreensão da música como uma ocupação “de amor”; (5) a informalidade a caracterizar os fazeres laborais dos musicistas; (6) a acentuada flexibilidade que também os particularizam; e (7) as desigualdades legitimadas e espetaculares verificadas em um mercado de trabalho no qual “o vencedor leva tudo”. Conclui-se que elementos simbólicos e objetivos a particularizarem as experiências laborais de musicistas operam, dialeticamente, para a sustentação de uma ocupação com traços exacerbados de informalidade, flexibilidade e desigualdade. Deste modo, a transformação da condição verificada pressupõe o engajamento de diversos atores – com especial atenção aos musicistas – em ações a transcenderem as esferas institucionais, devendo também direcionarem-se aos símbolos histórica e socialmente atribuídos aos fazeres musicais, no intuito de 14avorece-los em sua assimilação como práticas laborais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectOcupaçãopt_BR
dc.subjectProfissãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectSalvadorpt_BR
dc.titleA música como arte de viver em Salvadorpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesRobatto, Lucas-
dc.contributor.refereesVieira, Mariella Pitombo-
dc.contributor.refereesRequião, Luciana Pires de Sá-
dc.contributor.refereesSalgado, José Alberto-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.subject.cnpqEtnomusicologiapt_BR
dc.subject.cnpqSociologia da Músicapt_BR
dc.subject.cnpqMúsica e Culturapt_BR
dc.subject.cnpqTrabalhopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Sigaa_Final.pdf20,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.