Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lühning, Angela Elisabeth | - |
dc.contributor.author | Costa, Rodrigo Heringer | - |
dc.creator | Costa, Rodrigo Heringer | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-18T12:27:33Z | - |
dc.date.available | 2021-03-18T12:27:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-18 | - |
dc.date.submitted | 2020-09-29 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33061 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa contribuir às discussões sobre a performance musical como ocupação. Inserido na cidade de Salvador, o campo de pesquisa delineia-se em torno da compreensão dos conflitos inerentes à aproximação entre valores dominantes nas esferas musical e econômica, tomadas em suas dimensões simbólicas e objetivas. Os processos a ampará-lo, majoritariamente qualitativos, agregam procedimentos (observação participante; entrevistas; pesquisa historiográfica; técnicas de análise quantitativa) e fontes diversas (diário de campo; transcrições de entrevistas, diálogos e correspondências virtuais – e-mails e mensagens de aplicativos; microdados de pesquisas domiciliares do IBGE – Censos e Pnads), resultando em sete eixos de análise para reflexões acerca das especificidades do habitus ocupacional dos interlocutores da pesquisa. Os eixos são: (1) a dissociação estrutural e historicamente estabelecida entre fazeres laborais e musicais; (2) a vinculação dos últimos a uma compreensão essencialista do talento; (3) o baixo reconhecimento, no campo musical, do capital cultural em sua forma institucionalizada; (4) a compreensão da música como uma ocupação “de amor”; (5) a informalidade a caracterizar os fazeres laborais dos musicistas; (6) a acentuada flexibilidade que também os particularizam; e (7) as desigualdades legitimadas e espetaculares verificadas em um mercado de trabalho no qual “o vencedor leva tudo”. Conclui-se que elementos simbólicos e objetivos a particularizarem as experiências laborais de musicistas operam, dialeticamente, para a sustentação de uma ocupação com traços exacerbados de informalidade, flexibilidade e desigualdade. Deste modo, a transformação da condição verificada pressupõe o engajamento de diversos atores – com especial atenção aos musicistas – em ações a transcenderem as esferas institucionais, devendo também direcionarem-se aos símbolos histórica e socialmente atribuídos aos fazeres musicais, no intuito de 14avorece-los em sua assimilação como práticas laborais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Ocupação | pt_BR |
dc.subject | Profissão | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Salvador | pt_BR |
dc.title | A música como arte de viver em Salvador | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Robatto, Lucas | - |
dc.contributor.referees | Vieira, Mariella Pitombo | - |
dc.contributor.referees | Requião, Luciana Pires de Sá | - |
dc.contributor.referees | Salgado, José Alberto | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Sociologia da Música | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música e Cultura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Trabalho | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
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