Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Jorge Luiz Lordelo de Sales-
dc.contributor.authorNascimento, Alison Costa do-
dc.creatorNascimento, Alison Costa do-
dc.date.accessioned2021-04-05T18:04:41Z-
dc.date.available2021-10-03T03:00:29Z-
dc.date.issued2021-04-05-
dc.date.submitted2020-12-03-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33202-
dc.description.abstractA presente dissertação foi organizada em forma de coletânea, sendo constituída por dois artigos elaborados ao longo do desenvolvimento da pesquisa. Nos estudos desenvolvidos, buscou-se investigar questões relacionadas a “participação” no processo de autoavaliação institucional que ocorre em Instituições de Educação Superior. Na primeira pesquisa, foi realizado o levantamento de artigos cuja temática está circunscrita à autoavaliação institucional. Nesse estudo, identificou-se as principais abordagens recorrentes em pesquisas dedicadas a autoavaliação institucional. Foram verificadas quatro principais abordagens: (1) estudos que concentram a análise na autoavaliação enquanto instrumento de gestão, (2) papel da Comissão Própria de Avaliação na condução do processo, (3) percepção que membros da comunidade têm em relação a autoavaliação e (4) pesquisas que se ocupam de questões concernentes a participação e envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional. Como resultado, observou-se a ausência de pesquisas que investigassem o tema participação de maneira aprofundada, em especial a participação dos representantes da comunidade no planejamento e desenvolvimento da atividade de autoavaliação na Comissão Própria de Avaliação. Em vista dessa lacuna, no segundo estudo realizou-se uma análise comparativa da participação dos representantes da comunidade acadêmica na Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para desenvolvimento da pesquisa, utilizamos fontes documentais como o regimento interno, as atas de eleição de membros e atas de reuniões da Comissão. Os resultados demonstram que há significativo desequilíbrio de participação entre as três representações da comunidade. Sendo assim, se faz necessário construir estratégias de promoção da equidade da participação entre as representações, colocando-as em posições de igual envolvimento, poder e influência.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present dissertation was organized in the form of a collection, being constituted by two articles elaborated along the development of the research. In the studies developed, we sought to investigate issues related to “participation” in the process of institutional self-evaluation that occurs in Higher Education Institutions. In the first survey, a survey of articles was carried out whose theme is limited to institutional self-evaluation. In this study, the main recurrent approaches in research dedicated to institutional self-evaluation were identified. Four main approaches were verified: (1) studies that focus the analysis on self-evaluation as a management tool, (2) the role of the Evaluation Committee in conducting the process, (3) the perception that community members have in relation to self-evaluation and ( 4) research that deals with issues concerning community participation and involvement in the institutional self-evaluation process. As a result, there was an absence of research that investigated the theme of participation in depth, in particular the participation of community representatives in the planning and development of the self-evaluation activity in the Evaluation Committee. In view of this gap, the second study carried out a comparative analysis of the participation of representatives of the academic community in the Evaluation Committee of the Federal University of Recôncavo da Bahia. For the development of the research, we used documentary sources such as the bylaws, the minutes of election of members and minutes of meetings of the Commission. The results demonstrate that there is a significant imbalance of participation between the three representations of the community. Therefore, it is necessary to build strategies to promote equity in participation between representations, placing them in positions of equal involvement, power and influence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoavaliação institucionalpt_BR
dc.subjectComissão Própria de Avaliaçãopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectRepresentantes da comunidadept_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.titleAutoavaliação institucional: democracia e participação em uma Universidade Pública Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesGoulart Mota Garcia Rosa, Flávia-
dc.contributor.refereesLima Santos, Fransley-
dc.contributor.refereesMeira Véras, Renata-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alison Nascimento-Dissertação Final.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.