Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nunes, Helena de Souza | - |
dc.contributor.author | Nunes, Leonardo de Assis | - |
dc.creator | Nunes, Leonardo de Assis | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-05T20:14:55Z | - |
dc.date.available | 2021-04-05T20:14:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-05 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33207 | - |
dc.description.abstract | Nesta tese, o anseio de seu pesquisador consiste em intuir sobre diversas questões, envolvendo o fazer do educador musical. Mas uma delas é, aqui, priorizada: a que diz respeito à profundidade do mergulho nos processos compositivos de canções, por parte de mestres e aprendizes que o vivenciam, em particular, o processo de composição de Microcanções CDG (NUNES, 2015). Assim, o Objetivo Geral consiste em fomentar o estudo da Composição Musical, na formação de professores de Música, sob perspectivas da Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente (CDG). Os Objetivos Específicos são três: 1) Caracterizar aspectos próprios à Composição Musical, para fins musicopedagógicos, no Brasil; 2) Identificar conexões implicadas pelo ensinar e aprender sobre composição de Microcanções CDG, num contexto específico; e 3) Enunciar ideias que possam otimizar o Processo de Composição de Microcanções CDG. Assim, autores e obras voltadas ao universo da canção infantil, para fins educativos, são buscados por meio de Pesquisa Exploratória e Bibliográfica, destacando a peça O Navio Pirata, para coro infantil a 3 vozes, de Lindembergue Cardoso (1981). Inspirando-se nessa revisão de literatura, e com base nos princípios compositivos CDG, o pesquisador compõe uma Microcanção CDG, aplicando-a como modelo, em um Estudo de Caso – um curso online, destinado à formação de professores de Música. Dessa experiência são extraídas ideias, tanto para otimizar o processo de composição empregado, quanto para ajustar a composição-modelo, levando-a a uma Espacialização única. A maior contribuição desta tese consiste em saber como mergulhar no limbo do desconhecido para, de lá, emergir com um resultado, oferecendo-o como resposta à pergunta de pesquisa. Conclui-se, então, que a Espacialização é uma circunstância de permissão para se empregar eventos acontecidos e/ou possíveis de acontecer, em um dado espaço e tempo, em Música. Compreendendo isso, é possível revelar um pesquisador- educador mais experiente e proativo que, em seu próprio percurso de desenvolvimento, seja capaz de, continuamente, caminhar alguns passos à frente de seus aprendizes. Assim, partícipe do próprio processo sobre o qual ensina, o educador-compositor experiente se arrisca em mergulhos por esses ambientes, conduzindo seus aprendizes na confiança de emergirem de lá, todos, com novos modos de (se)expressarem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq e CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Composição de Microcanções CDG | pt_BR |
dc.subject | Espacialização | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de Música | pt_BR |
dc.subject | O Navio Pirata | pt_BR |
dc.title | Para além da composição de Microcanções CDG: desdobrando-as em possibilidades musicopedagógicas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Leite, Jaqueline Câmara | - |
dc.contributor.referees | Pereira, Marcelo de Andrade | - |
dc.contributor.referees | Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de | - |
dc.contributor.referees | Gomes, Wellington | - |
dc.publisher.departament | Escola de Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
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