Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Maria Chiara Candusso, Flávia | - |
dc.contributor.author | Oliveira Costa, Marcelo | - |
dc.creator | Oliveira Costa, Marcelo | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-05T20:27:57Z | - |
dc.date.available | 2021-04-05T20:27:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-05 | - |
dc.date.submitted | 2016-05-25 | - |
dc.identifier.issn | tese | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33210 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é composto de uma parte escrita, de um DVD e também de um CD, produzidos
com o objetivo de identificar elementos musicais característicos para tocar o forró “pé de
serra” na sanfona. Cinco sanfoneiros de destaque neste gênero participaram da pesquisa
executando a música “Feira de Mangaio”, de autoria de Sivuca e Glória Gadelha, gravada e
analisada dentro de alguns critérios, conforme disposto no capítulo 3: importância das
entrevistas, um segredo guardado a sete foles, bases rítmicas para acompanhamento,
digitação, armação de acordes, jogo de fole, sobre o desenvolvimento da técnica e diálogo
entre duas sanfonas, nascido Na Hora do Adeus. Os cinco sanfoneiros foram entrevistados
para informar detalhes da própria execução bem como sua formação musical. A parte escrita
do trabalho aborda aspectos históricos do surgimento da sanfona e sua popularização no
Brasil, a contribuição de Luiz Gonzaga neste sentido, assim como esclarecimento a respeito
do termo forró, no que se refere à etimologia, diante de outras compreensões atribuídas ao
termo. O texto traz ainda análise das execuções filmadas, correlacionando a temas e assuntos
transcorridos nas entrevistas. O resultado desta pesquisa aponta que embora cada sanfoneiro
tenha uma personalidade musical própria, há elementos em comum nas execuções | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT
This work consists of a written portion, a DVD and also a CD. They were produced with the
goal to identify musical elements which are characteristic to play the “forró hill bottom” on
accordion. Five recognized accordionists at this music style participated at a survey
performing the music “Feira de Mangaio” composed by Sivuca and Gloria Gadelha which
was recorded and analyzed within the following criteria provided in Chapter 3: importance of
interviews, one kept secret of seven bellows, rhythmic bases for monitoring, typing, chord
frame, folding game, on the development of a technique and interaction between two
accordions, created “Na Hora do Adeus”. The five accordionists were interviewed to report on
their own implementation details as well as their musical background. The written part covers
historical aspects of the accordion appearance and its popularization in Brazil. The
contribution of Luiz Gonzaga as well as clarification regarding the term “forró” in the
etymological sense compared to other understandings assigned to the term. The text also
contains an analysis of videotaped performances correlating the themes and subjects that
emerged during the interviews. The conclusion of this research shows that although each
accordionist has its own musical personality, there are common elements in their
performances.
Keywords: Concertina. Execution. Forró “Pé-de-Serra”. Fair Mangaio | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | sanfona | pt_BR |
dc.subject | execução | pt_BR |
dc.subject | forró "pé de serra" | pt_BR |
dc.subject | feira de mangaio | pt_BR |
dc.title | ESTUDO DA SANFONA NO FORRÓ “PÉ DE SERRA” COM BASE NA ANÁLISE DA EXECUÇÃO DA CANÇÃO FEIRA DE MANGAIO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Mendes, Wellington | - |
dc.contributor.referees | Gama, Saulo | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | programa de pós-graduação profissional em música | pt_BR |
dc.publisher.initials | ppgprom | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | pedagogia do instrumento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM)
|