Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rosa, Laila | - |
dc.contributor.author | Cardoso Filho, Juracy do Amor | - |
dc.creator | Cardoso Filho, Juracy do Amor | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-15T13:04:33Z | - |
dc.date.available | 2021-04-15T13:04:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-15 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-31 | - |
dc.identifier.issn | Tese | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33270 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: Música (in) visível: Pessoas e sonoridades excluídas, consiste numa etnografia musical a partir dos encontros e oficinas de música realizadas com pessoas em situação/contexto de rua, que frequentaram o Movimento de População de Rua, o Programa Corra pro Abraço e o Centro de Atenção Psicossocial Gregório de Matos, todos em Salvador/Ba. A investigação apresenta como essas pessoas realizaram suas práticas musicais e quais situações, atividades e produtos foram desenvolvidos ao longo da pesquisa. A fundamentação teórica integra contribuições advindas das Ciências Sociais, Antropologia, Música e Etnomusicologia e dialoga com estudos decoloniais e feministas latino-americanos e de outros territórios. Situa-se dentro dos referenciais da pesquisa qualitativa com práticas engajadas e comprometidas, por meio da interação, observação e descrição etnográfica e performativa. Aproxima-se da abordagem da Fenomenologia, da abordagem Multirreferencial, da epistemologia do Acontecimento, da pesquisa-ação, pesquisa participativa, dialógica, colaborativa, engajada, ética e compartilhada. Esta tese pretende colaborar com a desfragmentação do imaginário social perverso que se tem
sobre pessoas em situação/contexto de rua, e fomentar a ampliação dos horizontes epistemológicos vigentes, além de propor discussões sobre gênero, raça, classe, espaço urbano e territórios sonoros na cidade de Salvador/Ba. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: (In) visible music: Excluded people and sounds, consists of a musical ethnography based on meetings and music workshops held with people in a street situation/context, who attended the Movimento de População de Rua, the Programa Corra pro Abraço and the Psychosocial Care Center Gregório de Matos, all in Salvador/Ba. The investigation shows how these people
performed their musical practices and what situations, activities and products were developed throughout the research. The theoretical foundation integrates contributions from Social Sciences, Anthropology, Music and Ethnomusicology and dialogues with decolonial and feminist studies from Latin America and other territories. It is located within the framework of qualitative research with engaged and committed practices, through interaction, observation and ethnographic and performative description. It approaches the Phenomenology approach,
the Multi-referential approach, the Epistemology of the Event, the action research, participatory, dialogical, collaborative, engaged, ethical and shared research. This thesis intends to collaborate with the defragmentation of the perverse social imaginary that has about people in a situation / street context, and to promote the expansion of the current epistemological horizons, besides proposing discussions about gender, race, class, urban space and sound territories in Salvador/Ba. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Fundação CAPES e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF BAIANO. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.subject | Pessoas em situação/contexto de rua | pt_BR |
dc.subject | Etnografia | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.title | Música (in) visível: Pessoas e sonoridades excluídas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Basail, Alain | - |
dc.contributor.referees | Barbosa, Joel | - |
dc.contributor.referees | Montardo, Deise | - |
dc.contributor.referees | Bonfim, Carlos | - |
dc.contributor.referees | Feldens, Dinamara | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia, Escola de Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGMUS | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Musicoterapia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Psicologia Social | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Psicologia Política | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Antropologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Saúde Pública | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
|