Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alcântara, Paulo Henrique Correia | - |
dc.contributor.author | Santos, Juliete Roque dos | - |
dc.creator | Santos, Juliete Roque dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-04T18:46:19Z | - |
dc.date.available | 2021-05-04T18:46:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33337 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho versa sobre o processo vivenciado durante o estágio 3 de docência, do curso de
Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA. AtraVersados: um
caminho para criação coletiva de espetáculo, o qual pretende refletir acerca do saber coletivo de um
pequeno grupo de crianças, adolescente e jovens da periferia de Salvador, assim como a criação fruto
destes saberes. Este grupo era composto por indivíduos sem experiência prévia no fazer teatral e que
não haviam sido oportunizados o apreciar da arte em um teatro. Partindo dos pressupostos aludidos, o
desafio encontra-se em compor um espetáculo do zero, tendo como eixo criativo o corpo, com não
atores, de faixas etárias variadas, em um curto espaço de tempo. Isso seria possível? O teatro é uma
área vasta em conhecimento, que pode abarcar em si questões de todas as naturezas, relato suficiente
para expansão do mesmo na sociedade. Mas, para além disso, dentre outras dimensões concernentes à
potência teatral, pode-se trabalhar também a criatividade do ser. Logo, são inúmeras razões que me
impulsionaram a cursar licenciatura em teatro e desenvolver esta oficina. Contudo, antecipo que, por
mais que não tivesse obtido um resultados contundente, de modo a ser levado à público, tal processo
já teria sido plenamente satisfatório, pois, as crianças, os adolescentes e os jovens periféricos, foram
abraçados pelo teatro, e intrínseco a esse abraço, obteve-se como resposta um longo e belo sorriso.
Durante a oficina, sendo facilitadora no percurso criativo dos atuantes, fez-se possível a realização de
um estudo de caso, tendo como objetivo verificar o desenvolvimento do pequeno grupo na arte teatral
ao apresentar-se a meta de construção de um espetáculo. Ressaltando que, a avaliação do processo é
plenamente qualitativa, por conta da compreensão acerca da impossibilidade de quantificar a
subjetividade do aprendizado. Dessa forma, o percurso tem valor significativo para a convalidação
desta pesquisa, então optei por registrar através de escritos e também pela realização de filmagens,
dados a fim de armazená-los, no escopo de uma consulta posterior. Também possuo registros de pele,
memórias que desejo preservar no corpo e na mente. Ao final do caminho percorrido, chegamos à
feitura de um espetáculo com duração de vinte minutos, criado de modo coletivo. O espetáculo foi
denominado como AtraVersados, na expectativa de aludir o quanto fomos atravessados durante a
oficina. Findo em breves palavras afirmando ser possível fazer teatro com não atores, mas com um
tempo hábil. Contudo, para próximas experiências, estando neste lugar de facilitadora, educadora,
pesquisadora e artista, proponho-me a buscar um espaço diluído de tempo para que o processo não
seja tão fragmentado e corra com a fluidez almejada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Relevância | pt_BR |
dc.subject | Periferia | pt_BR |
dc.title | Atraversados: um caminho para criação coletiva de espetáculo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Hamad, Ana Flávia Andrade | - |
dc.contributor.referees | Pinheiro, Liz Novais | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro
|