Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | da Silva, Wellington Gomes | - |
dc.contributor.author | Lima, Edson de Aguiar | - |
dc.creator | Lima, Edson de Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-11T12:58:16Z | - |
dc.date.available | 2021-05-11T12:58:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-11 | - |
dc.date.submitted | 2018-01-31 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33381 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho se propõe a apresentar o uso de técnicas estendidas para acordeon como estímulo composicional. Com este intuito, tal estudo aborda especificidades sobre o universo deste instrumento, mostrando o seu potencial técnico, tímbrico e particularidades de sua escrita, revelando assim, dados que podem contribuir para o processo criativo musical. Dentro deste campo, pretende-se abordar características dessas técnicas estendidas num repertório de música contemporânea para acordeon, motivado pela carência do assunto em manuais de orquestração, bem como, de modo geral, faremos uma revisão da literatura do ponto de vista histórico e de perspectivas técnicas que envolve este instrumento. E como produto final deste trabalho de pesquisa, apresentamos três obras compostas especificamente sob esta perspectiva, acompanhadas de um memorial analítico. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work proposes to present the use of extended techniques for accordion as a compositional impulse. In this direction, this study approaches specificities on the universe of this instrument, showing its technical and timbre potentials, and particularities of its writing, thus revealing data that can contribute to the musical creative process. Within this field, we intend to approach characteristics of these techniques extended in a repertoire of contemporary music for accordion, motivated by the lack of subject in orchestration manuals, as well as, in general, we will review the literature from the historical point of view and perspectives techniques that this instrument involves. And as the final product of this research work, we present three works composed specifically from this perspective, accompanied by an analytical memorial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acordeon | pt_BR |
dc.subject | Acordeon baixo solto | pt_BR |
dc.subject | Técnica estendida | pt_BR |
dc.subject | Técnica expandida | pt_BR |
dc.subject | Efeitos | pt_BR |
dc.subject | Técnicas avançadas no acordeon | pt_BR |
dc.subject | Composição | pt_BR |
dc.title | O USO DA TÉCNICA ESTENDIDA PARA ACORDEON COMO ESTÍMULO COMPOSICIONAL | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | da Silva, Wellington Gomes | - |
dc.contributor.referees | Castro, Ângelo Tavares | - |
dc.contributor.referees | Dias, Pedro Augusto Silva | - |
dc.publisher.departament | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PÓS-GRUDUAÇÃO DE MÚSICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGMUS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
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