https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33448
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Corpo (Em)Cena: O Movimento Corporal como Dinâmica para a Encenação no Processo Educacional |
Autor(es): | Lima, Edlene Crispina da Silva |
Autor(es): | Lima, Edlene Crispina da Silva |
Abstract: | Esta pesquisa trata-se de um experimento teórico e prático voltado ao movimento corporal como instrumento para a encenação no processo educacional formal e não-formal. Para isso, a pesquisadora realizou uma oficina de iniciação teatral com alunos na faixa etária de 15 a 35 anos, no período de cinco meses, com 3 horas aula, tendo como sede o Colégio Estadual Odorico Tavares. A autora utiliza-se da arte-educação para estimular a fluidez cênica em atividades coletivas e individuais – que levaram a criação de uma mostra com três cenas – auxiliando no combate a violência escolar e melhorando as relações interpessoais. Com a aplicabilidade do método dos jogos teatrais de Viola Spolin aliado a alguns exercícios do método Laban do movimento, algumas células da mímica corporal dramática de Etienne Decroux (e demais aprendizados ao longo da vida da autora) mobilizou os alunos, ajudando-os em sua desenvoltura corporal e em suas vivências sociais. Dessa forma, observa-se a importância do ensino de teatro mesmo em meio a tantos conflitos dentro do universo escolar, que reflete também nos aspectos sociais. |
Palavras-chave: | Teatro-Educação Expressão corporal Jogos Teatrais Desenvoltura Corporal Movimentos Espontâneos Processos de Criação |
CNPq: | Artes Cênica - Teatro |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA ETUFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33448 |
Data do documento: | 18-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.